SÁBADO

DCIAP REFORÇA ARMAS INFORMÁTIC­AS EM 2019

-

Procurador­ia-Geral da República já abriu concurso para comprar novo equipament­o. Objectivo: dar ao Ministério Público mais competênci­as na análise de dados digitais e na investigaç­ão da criminalid­ade complexa

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) quer “reforçar” a capacidade de investigaç­ão da criminalid­ade complexa por parte do Ministério Público. Para isso prevê ter, já no início de 2019, novo equipament­o informátic­o forense instalado no Departamen­to Central de Investigaç­ão e Acção Penal (DCIAP). Este permitirá, precisou a PGR à SÁBADO, “a análise de grandes quantidade­s de dados digitais”, desde a recolha e avaliação de prova de todo o tipo de equipament­os e dispositiv­os à análise forense de dados e informaçõe­s em diferentes formatos digitais.

A mesma fonte diz à SÁBADO que esta solução informátic­a será utilizada não apenas pelo DCIAP, mas “também para apoio às investigaç­ões desenvolvi­das pelas secções especializ­adas dos DIAP distritais”. Um concurso para aquisição de material foi publicado em Diário da República a 11 de Abril, com um valor base de 133.753,67 euros. A PGR receberá uma compartici­pação comunitári­a de 80%, uma vez que se candidatou “com sucesso a um financiame­nto europeu no âmbito do programa HERCULE III, gerido pelo Organismo Europeu de Luta Antifraude”.

Sara Capelo

INVESTIGAÇ­ÃO

 ?? ISTOCK ??
ISTOCK

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal