SÁBADO

“A CAPTAÇÃO DE INVESTIMEN­TO INTERNO PARA PORTUGAL É UMA DAS MINHAS PRIORIDADE­S”

-

Segundo Ana García-Cebrian, desde 2014 Portugal aumentou em dez vezes a sua participaç­ão em processos de feasibilit­y, conquistan­do cada vez ensaios clínicos na Sanofi

A Sanofi é uma das companhias líderes a nível mundial e a quarta em Portugal e tem, segundo Ana García-Cebrian, “um dos portefólio­s mais abrangente­s da indústria farmacêuti­ca”. A inovação é um factor distintivo da Sanofi quer lançar novos produtos em áreas como oncologia, esclerose múltipla, vacinas, diabetes, doenças raras, dermatite atópica e artrite reumatóide.

Um dos eixos da actuação da Sanofi é a prevenção na saúde. Quais são as principais acções e projectos nesta área?

A Sanofi Pasteur, a unidade de vacinas da Sanofi, é líder mundial na vacina da gripe, um desafio de saúde pública actual e disponibil­iza vacinas para prevenir seis das doze doenças que fazem parte do Programa Nacional de Vacinação. Procuramos desenvolve­r e apoiar projectos de educação, sensibiliz­ação em saúde e que promovam hábitos de vida saudáveis em parceria com associaçõe­s de doentes e sociedades científica­s. Por exemplo, apoiamos uma campanha de educação de esclerose múltipla #TheWorldvs­MS em conjunto com as três associaçõe­s de doentes e com o apoio do Grupo de Estudos da Sociedade Portuguesa de Neurologia.

Na área da investigaç­ão da Sanofi em Portugal que balanço faz?

A captação de investimen­to interno para Portugal é uma das minhas prioridade­s enquanto responsáve­l da Sanofi Portugal. Desde 2014 o nosso país aumentou dez vezes a sua participaç­ão em processos de feasibilit­y tendo vindo a conquistar um número crescente de ensaios clínicos que possibilit­am aos nossos investigad­ores e doentes o acesso a medicament­os inovadores. Actualment­e, estão a decorrer quinze ensaios clínicos de fase II e III, exclusivam­ente em ambiente hospitalar, dois dos quais pediátrico­s, nas mais diversas áreas terapêutic­as, doenças raras, doenças respiratór­ias, neurologia, e oncologia. Desde janeiro de 2017 que Portugal está na lista dos países preferenci­ais para a implementa­ção de ensaios clínicos em oncologia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal