SÁBADO

Tricking: saltar por amor ao desporto

Hugo Lopes foi um dos primeiros praticante­s de tricking em Portugal. Agora é organizado­r de um dos maiores eventos da modalidade

-

HUGO LOPES É QUASE UM NINJA CONTEMPOR­NEO – mas sem instintos assassinos. É um atleta que pratica tricking, modalidade que junta a disciplina e algumas técnica de artes marciais (como o taekwondo) com o apelo visual dos mortais e piruetas da ginástica e do breakdanci­ng. Afirma ter sido o primeiro praticante desta modalidade em Portugal, no final da década de 90. Desde que começou a treinar, aos 13 anos, Hugo já bateu recordes nacionais, abriu uma academia para treinar a próxima geração de tricksters e criou um evento que espera vir a tornar-se o maior do mundo dentro da modalidade: o No Gravity, que vai este ano para a segunda edição. Com 32 anos, pratica tricking há 19, e por causa disso pode muito bem ser a maior autoridade nesta modalidade em Portugal. Ultimament­e tem investido mais na formação de jovens do que no seu próprio treino. Abriu a academia Tricking Portugal e dá treinos quase diariament­e. Garante que há ainda um longo caminho a percorrer antes de Portugal estar ao nível dos grandes competidor­es internacio­nais, mas o caminho vai-se trilhando. De momento tem outra coisa no pensamento: o No Gravity 2, evento de tricking em Portugal que tem já pelo menos 300 atletas confirmado­s, entre eles alguns dos melhores do mundo. “Vêm mais, de certeza”, assegura. Confia em que, daqui a uns anos, o No Gravity será o maior evento do mundo dentro da modalidade.

No fim-de-semana de 6 a 8 de Julho a praia de Carcavelos será a capital mundial de tricking. “Vamos ter três dias de competiçõe­s com os melhores do mundo, workshops, competiçõe­s infantis, competiçõe­s de selecções e, acima de tudo, muito convívio”, diz Hugo Lopes, que olha para este convívio como uma oportunida­de de mostrar o que de melhor se faz neste desporto. O trickster espera tornar o No Gravity o maior evento de sempre da modalidade muito graças ao espaço onde é organizado: “Estar ali em Carcavelos, ao pé do mar, é um grande ponto a favor”, assegura. Depois de saltos e cambalhota­s, nada como um bom mergulho. E talvez uma cerveja.

Esta rubrica tem o apoio à produção da smart

 ??  ?? HUGO LOPES
HUGO LOPES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal