SÁBADO

Peter Dinklage e Elle Fanning protagoniz­am um filme indie pós-apocalípti­co

De Reed Morano, realizador­a de A História de Uma Serva, chega um filme indie pós-apocalípti­co protagoniz­ado por Peter Dinklage e Elle Fanning. Distinção de Excelência em Realização no festival de cinema de Sundance.

- Por Markus Almeida

EIS UM FILME INDIE QUE VAI interessar de forma especial – mas não só – aos fãs das séries A Guerra dos Tronos (por causa do protagonis­ta) e A História de Uma Serva (por causa da realizador­a) e aos fãs de ficção científica pós-apocalípti­ca (categoria em que o filme entra).

Agora Estamos Sozinhos estreia esta quinta-feira, 27, e é a segunda longa-metragem de Reed Morano, uma directora de fotografia de 41 anos que se notabilizo­u por ter dirigido os primeiros episódios de A História de Uma Serva (Handmaid’s Tale, no original) – pelo primeiro, Offred, recebeu o Emmy de Melhor Realização em Série Dramática. Como directora de fotografia, assinou em 2016 a cinematogr­afia de Lemonade, o álbum visual de Beyoncé. Agora Estamos Sozinhos começa por nos apresentar Del (Peter Dinklage, o anão de A Guerra dos Tronos) a viver numa pequena cidade dos Estados Unidos acreditand­o ser o único sobreviven­te de um apocalipse que dizimou a humanidade. Del leva uma existência pacata: passa os dias a ir de casa em casa à procura de mantimento­s, deixando-as arrumadas e limpas – uma forma de encontrar ordem no caos – e enterrando os corpos de quem ali vivia. Del costuma pescar num lago perto e janta o que apanhou acompanhad­o de um copo de vinho, enquanto observa o pôr-do-sol. Por outras palavras, há vidas pré-apocalípti­cas bem piores.

Só que um dia a misteriosa personagem de Elle Fanning (Grace) aparece para lhe estragar a rotina e Del, que era bibliotecá­rio, trabalhava de noite e já antes do apocalipse tinha dificuldad­es em interagir com os outros, não sabe como reagir à sua presença “ruidosa”: ao contrário dele, Grace é simpática, conversado­ra, cheia de energia e procura companhia. Nunca é explicado o que causou ou em que é que se materializ­ou o fim do mundo, mas isso, na verdade, pouco ou nada interessa à história do argumentis­ta Mike Makowsky, que faz antes mira aos sentimento­s de perda, de solidão, do que é que significa realmente estar só – e de como lidar com tudo isto num mundo que deixou de ser aquele que conhecíamo­s. Nomeado para Melhor Filme no festival de Sundance, Agora Estamos Sozinhos acabou por valer a Reed Morano a distinção de Excelência em Realização.

Nunca é explicado o que causou ou em que é que se materializ­ou o fim do mundo, mas isso, na verdade, pouco interessa à história

 ??  ??
 ??  ?? Os actores Peter Dinklage (Del) e Elle Fanning (Grace) são as estrelas de Agora Estamos Sozinhos
Os actores Peter Dinklage (Del) e Elle Fanning (Grace) são as estrelas de Agora Estamos Sozinhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal