SÁBADO

A loja virtual de moda de luxo chega a Wall Street

José Neves viu a empresa que fundou há pouco mais de 10 anos ser valorizada em 5 mil milhões de euros. A sua fatia na Farfetch vale hoje mil milhões.

- Por Bruno Faria Lopes W

Quantas vezes aparece um novo empresário multimilio­nário português? Muito poucas. Quantos chegam lá em cerca de uma década? Até 21 de Setembro de 2018, nenhum.

José Neves, 44 anos, concretizo­u a entrada da Farfetch na Bolsa norte-americana. Conseguiu duas coisas: 750 milhões de euros junto dos accionista­s e uma valorizaçã­o de mercado próxima de 7,5 mil milhões de euros. A posição de 14,5% do português no capital da empresa (controla 78% dos direitos de voto) que fundou em 2008 – e que sediou no Reino Unido – vale mais de mil milhões. A Farfetch é uma empresa de tecnologia – um grande mercado virtual que liga a sua base cada vez maior de clientes (936 mil no fim de 2017) em todo o mundo ao universo de 3.200 marcas de luxo. A empresa cobra uma comissão até 33% sobre os bens vendidos, mais do dobro dos seus concorrent­es directos, segundo a Bloomberg.

A empresa perdeu 49 milhões em 2017, mas as vendas cresceram 59%. Parte do mercado espera que este ritmo – a empresa vendeu parte do capital à chinesa JD.Com para apoiar a expansão na China – e um modelo com poucos custos de inventário e pouca dívida gere lucros a partir de 2020. A dúvida é saber se José Neves conseguirá manter comissões tão altas – e se os resultados justificar­ão o prémio alto face ao valor actual dos concorrent­es. Para já, contudo, há uma certeza: Neves é hoje a maior história de sucesso do empresaria­do português.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal