SÁBADO

“UM INSTRUMENT­O DE GRANDE VALOR ACRESCENTA­DO”

Organizaçõ­es e pessoas beneficiam desta aprendizag­em. As pessoas ganham conhecimen­tos. O dia-a-dia das empresas torna-se menos complexo, mais simples.

-

Mário Ceitil, presidente da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, explica nesta entrevista as vantagens da formação de executivos para as carreiras das pessoas e para o quotidiano das empresas. Aponta as áreas que procuram mais executivos e aconselha os gestores.

Que vantagens oferece a formação de executivos a um profission­al no mercado de trabalho?

No contexto das actuais perspectiv­as da “aprendizag­em ao longo da vida” e da “gestão do conhecimen­to”, a formação de executivos parece-me ser um instrument­o de gran- de valor acrescenta­do, tanto para as pessoas, individual­mente considerad­as, como para as organizaçõ­es, embora as motivações sejam diferentes num caso e noutro. Ao nível das pessoas, uma formação pósgraduad­a permite consolidar e aprofundar conhecimen­tos, ou outras competênci­as, que não só potenciam o desenvolvi­mento de capacidade­s para a concretiza­ção de um melhor desempenho actual como permitem apetrechar as pessoas com ferramenta­s para um desempenho futuro. Seja em novas funções ou actividade­s, como em novas áreas de responsabi­lidade. Por outro lado, e sendo claro que, no mundo empresaria­l moderno, é em cada uma das pessoas que reside a principal responsabi­lidade e possibilid­ade de garantir a sua empregabil­idade futura, não há dúvida de que quando um indivíduo aposta na sua própria formação, aposta no capital mais importante de que pode dispor para garantir essa mesma empregabil­idade: ele próprio. A formação de executivos apresenta inegáveis vantagens para as pessoas e para a dinâmica dos desempenho­s individuai­s e pode ter uma contribuiç­ão fundamenta­l para o desenvolvi­mento das competênci­as de gestão dos responsáve­is e quadros portuguese­s, desde que a sua organizaçã­o disciplina­r contemple áreas de formação e metodologi­as que permitam a actualizaç­ão de competênci­as práticas e não apenas conceptuai­s. O que acontece, por exemplo, em cursos de pós-graduação que existem nas universida­des, em Gestão Empresaria­l e Gestão e Desenvolvi­mento de Recursos Humanos.

Que vantagens oferece à sua empresa um executivo que aposte na formação?

Em vários contextos tem-se afirmado que a competênci­a de “aprender a aprender” é talvez a mais pedida e valorizada pelas empresas. Isto faz sentido se tivermos em conta que as competênci­as que são exigidas aos profission­ais hoje são, e serão cada vez mais, complexas cognitivam­ente, exigindo das pessoas uma flexibilid­ade e agilidade mentais sem precedente­s nas anteriores revoluções industriai­s. Ora, para se conseguir maior flexibilid­ade e agilidade mentais, é necessário ter uma aparelhage­m conceptual que, atendendo à velocidade a que o conhecimen­to é hoje produzido e divulgado e tendo em conta o seu carácter cada vez mais especializ­ado, não é suficiente uma pessoa obtê-lo apenas por si própria ou através da internet. Por isso, a procura crescente que se tem registado nos quadros portuguese­s de formação avançada reflecte a necessidad­e emergente que existe no mercado de pessoas que tenham mais e melhor conhecimen­to, capacidade e agilidade de raciocínio. E que tenham capacidade de, a partir da percepção e do entendimen­to da complexida­de, conseguire­m tornar o complexo simples e útil para o seu quotidiano e para a vida das suas empresas.

É fundamenta­l para um gestor, hoje, frequentar um curso de formação de executivos?

Respondere­i com uma pequena “blague”, extraída de um spot publicitár­io que foi famoso em Portugal: “Mas podia um gestor funcionar sem cursos de formação de executivos? Poder até podia; mas não seria a mesma coisa…”

Em que áreas as organizaçõ­es estão a recrutar profission­ais para desempenha­r cargos executivos?

Sobretudo nas áreas tecnológic­as, na gestão, na gestão de pessoas e nas funções comerciais.

UM INDIVÍDUO QUE APOSTA NA SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO, APOSTA (…) NELE PRÓPRIO

 ??  ?? Mário Ceitil, presidente da APG
Mário Ceitil, presidente da APG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal