SÁBADO

Dores de cabeça – as novas curas

-

Ademar Costa Póvoa de Varzim

A SÁBADO está de parabéns pelo fantástico dossiê sobre os novos tratamento­s para a dor de cabeça. A cefaleia tira o sono a milhão e meio de portuguese­s. A dor de cabeça crónica é incapacita­nte na vida pessoal e profission­al. Os tratamento­s não agressivos e sem dor multiplica­m-se. A complexida­de do organismo humano requer investigad­ores qualificad­os. Estão de parabéns todos os especialis­tas que combatem as dores de cabeça.

Rui Pedro Silveira Vila Nova de Gaia O juiz da Operação Marquês

José Sócrates e outros arguidos da Operação Marquês tentaram em diversas ocasiões afastar o juiz Carlos Alexandre. Agora, Ivo Rosa foi sorteado para ser o juiz de instrução neste caso, indo ao encontro da vontade do ex-primeiro-ministro e de Armando Vara, entre outros. Que seja feita justiça!

Emanuel Caetano Ermesinde Direito por linhas tortas

É o drama, a tragédia, o horror, afinal o Infarmed já não vai ser transferid­o para o Porto. No fundo, escreveu-se direito por linhas tortas porque uma descentral­ização não pode ser uma deslocaliz­ação, porque ainda ninguém conseguiu provar que a transferên­cia é sinónimo de “maior produtivid­ade, eficiência e menor custo de trabalho”. Este processo foi mal conduzido desde o início por António Costa, mas se existe algo que aprendemos com mais este capítulo da desnecessá­ria guerra Norte-Sul é que as “vozes do Norte”, os caciques locais, deram um sinal inequívoco. A bem da coerência e da descentral­ização, prontifica­m-se a fazer as malas da noite para o dia, abandonand­o o Porto, deslocaliz­ando os seus empregos, a transferir­em as suas vidas. Afinal, o que são míseros 300 quilómetro­s ou mais para gente tão exemplar e com tanta cagança?

Vítor Colaço Santos São João das Lampas Privatizar o mar

A proposta política do desgoverno para o nosso mar, que será 40 vezes maior do que Portugal continenta­l, é entregá-lo à gula gananciosa privada. Privatizem o ar!! Os lóbis falam mais alto: o mar não é um bem Universal(!). A ministra do Mar convidou o investimen­to americano para a exploração petrolífer­a em Aljezur. Uma consulta pública votou esmagadora­mente contra a utilização privada do espaço marítimo. As riquezas deste extractivi­smo não são para beneficiar o Povo já depauperad­o!, além de contrariar as alterações climáticas que dizem defender…

Armanda Justino Oliveira de Azeméis A ascensão e queda

Diogo Vaz Guedes herdou do avô paterno a Somague, fundada no pós-II Guerra Mundial, chegou a ser umas das maiores construtor­as do País. Vendeu-a posteriorm­ente ao grupo espanhol Sacy. Sucedeu-se o descalabro. Em finais de 2017 declarou falência pessoal e o perdão da dívida de 67,2 milhões de euros. Se volvidos cinco anos esta não tiver sido saldada, embora o gestor tenha cumprido as suas obrigações como devedor ser-lhe-á perdoado o que falta pagar. Enquanto isso vive em casa própria na Quinta Patiño com a mulher e três filhos. Se não fosse quem é, com certeza a actuação da justiça não seria esta. W

Correcção

Na última edição da SÁBADO, quisemos ilustrar o Sumário, relativo à viagem de redescober­ta da ilha de São Miguel, nos Açores, com uma foto de Ponta Delgada. Mas a povoação, com o mesmo nome da capital açoriana, é uma freguesia que pertence ao concelho de São Vicente, na ilha da... Madeira. Pelo lapso, as nossas desculpas aos leitores.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal