SÁBADO

ESTA É A MELHOR ALTURA PARA CENTRAR A ATENÇÃO NO CABELO

Chegado o Outono, cuidar do cabelo é imperativo na rotina de beleza. Na Well’s há especialis­tas para o ajudar a conseguir um cabelo mais forte, suave e brilhante.

-

Ter um cabelo bonito é o desejo de muitos. Uma cabeleira farta, saudável e impecável. Nem sempre se conseguem atingir as três premissas em simultâneo. Para alcançar o penteado perfeito, recorremos a auxiliares, como pranchas e secadores, com consequênc­ias por vezes negativas. No pólo contrário, quando priorizamo­s um cabelo saudável, somos aconselhad­os a abdicar dos tratamento­s químicos mais agressivos. Procuramos soluções, de preferênci­a com resultados da noite para o dia. Mas o preço a pagar pode ser bem alto.

Reconhecer o problema

O que acontece é que nem sempre conseguimo­s reconhecer as razões por trás do aspecto baço, enfraqueci­do e pouco natural. Em vez de tratar na raiz, optamos por camuflar e escolher produtos de cuidados capilares em função daquilo que se ouve, de celebridad­es, de influencer­s ou de amigos. Um dos maiores erros. O descuido nada tem a ver com qualidade. Os produtos que funcionam em determinad­a pessoa podem não ser os mais adequados a outro tipo de cabelo, com necessidad­es diferentes.

De dentro para fora

As mudanças de estação são um dos factores mais relevantes na saúde capilar. O cabelo cai com maior intensidad­e. Esta queda tanto pode ser uma situação esporádica ou sazonal, como o reflexo de outros problemas internos. Alterações hormonais, stress, alimentaçã­o, poluição, exposição solar ou utilização excessiva de químicos. Factores que, associados à chegada do Outono, enfraquece­m a raiz do cabelo, acentuando a queda. É preciso estar atento e ter em conta todas estas condições antes de partir para a acção. A queda não é o único problema capilar dos portuguese­s. A caspa, por exemplo, é também uma das queixas mais comuns. Também aqui, cada caso é um caso, e o importante é que nos informemos junto dos especialis­tas. Tal como no resto do corpo, para ter resultados positivos e visíveis, é necessário, em primeiro lugar, ser-se saudável. Encontrar a fonte dos problemas é a resposta para a solução mais adequada.

As estações intermédia­s podem ser as alturas mais propícias à queda de cabelo, mas estão longe de ser os únicos factores

Autodiagnó­stico seguido de aconselham­ento profission­al

Procure analisar a saúde capilar em casa. Passe a mão pelo cabelo. Se retirar seis ou mais cabelos, pode estar perante um problema mais sério. Mais cabelo na escova ou na almofada são sinais que não deve deixar passar em branco. Separe o cabelo em camadas e procure rastos de caspa no couro cabeludo. A comichão é um dos sintomas. Pode optar por escolher uma superfície escura e sacudir o cabelo. Para detectar o enfraqueci­mento, com o cabelo molhado, estique um fio. Se encolher e aparentar tremido, é um indício. Se encontrar algum destes problemas ou ficar com dúvidas, procure a ajuda de um especialis­ta. Nas mais de 200 lojas da Well’s, de norte a sul do país, pode fazer um diagnóstic­o capilar gratuito.

Cada caso é um caso. Não utilize cuidados capilares por indicação de outrem. Os resultados podem não ser os mesmos. Aposte sempre na consulta de especialis­tas

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal