SÁBADO

OS CASADOS DE FRESCO

-

Noitetemát­ica: comida brasileira sobre a mesa, cantor brasileiro sobre o palco, um grupo de amigos de boa uns com os outros e aquele clima tropical de põe casaco e tira casaco sem lugar para vira-casacas. A noite perfeita para, sob a temática, deitar conversa fora. Eis senão quando alguém lança o tema sobre a mesa: “E a Graça?” A Graça – assim só, a Graça – era já uma daquelas personagen­s feitas pessoas que a reality TV tinha feito entrar nas nossas vidas. Bom, não em todas. Na esquina da mesa, ele disse, ao cabo de 20 minutos a ouvir-nos de roda da Graça, da Ana, do Zé Luís e do Daniel, que não sabia do que falávamos. Pousámos cervejas e acarajés num gesto de pesar: onde o teríamos perdido e como o poderíamos recuperar?

Ele, pura ingenuidad­e num corpo de jovem adulto, confessou: havia achado, até àquele momento, que falávamos de amigos em comum – amigos com vidas desgraçada­s, sem rumo, à beira de ataques cardíacos, o que lhe dava nervos. Nós, pura infantilid­ade em corpos cansados de saber o que é ser adulto, fizemos o que os amigos fazem quando podem: bullying.

Depois de rir, ele quis saber mais sobre o nosso entusiasmo. Prometeu que ia espreitar aquelas vidas que nos faziam falar tanto mas lembrou que não tinha televisão. Para o desarmar, explicámos-lhe que há muitos anos que, ao jantar, ninguém tem televisão mas, à mesa do café do dia seguinte, toda a gente viu a bronca do dia anterior.

Porque a noite era temática, largámos as manhas da portugalid­ade e dedicámo-nos à Gal, à Maria, ao Gil e ao Caetano. Pensei que, há muitas madrugadas, também transformá­mos aquelas personagen­s em pessoas das nossas vidas, das que tratamos pelo primeiro nome, criticamos nas costas e amamos até à última gota. Quando a cerveja e os acarajés terminaram, apanhámos um táxi. Ele foi embora. Nós, claro, acabámos numa casa sem televisão mas com a Graça, a Ana, o Zé Luís e o Daniel. Porquê, perguntou ele no dia seguinte. Porque a televisão, às vezes, é boa demais.

ELA ERA UMA DAQUELAS PERSONAGEN­S FEITAS PESSOAS QUE A REALITY TV TINHA FEITO ENTRAR NAS NOSSAS VIDAS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal