SÁBADO

UMA VIDA INTEIRA NUMA MINICONSOL­A

-

Quando os CDs chegaram de forma massificad­a às consolas, na década de 90, a Sony destacou-se oferecendo divertimen­to e inteligênc­ia nos seus videojogos. É isso que se celebra com a PlayStatio­n Classic.

Por André Santos A PLAYSTATIO­N ORIGINAL saiu a 3 de Dezembro de 1994 no Japão (só chegaria à Europa no Outono do ano seguinte) e deixou claro que ia mudar as nossas vidas. Na altura, a Sony tinha menos experiênci­a do que o seu oponente mais directo, a Sega, com a sua Saturn, a outra consola que lia jogos em CD e que com 32 bits e, naquele momento da década de 90, apareceu no meio de uma guerra entre a Nintendo e a Sega. A consola cinzenta com linhas direitas, um design sóbrio e um maravilhos­o leitor de CDs iria revolucion­ar o mercado. A tecnologia era importante mas o que diferencio­u a PlayStatio­n original foram os jogos. Desde o início que foram um equilíbrio perfeito entre puro divertimen­to e um vislumbre de como o mercado iria ser no futuro. Houve passos em falso, há sempre, mas os certeiros revolucion­aram a forma como se via os videojogos.

Será com isso em mente, a par da nostalgia e da possibilid­ade de jogar parte de um catálogo brilhante numa televisão HD a baixo custo, que o 3 de Dezembro de 2018 será celebrado com a chegada da PlayStatio­n Classic.

O que é a PlayStatio­n Classic? À semelhança da Nintendo e a Super Nintendo, a PlayStatio­n Classic é uma miniconsol­a que permite ligação HDMI, com dois comandos, um cartão de memória virtual e 20 jogos pré-instalados na consola. A consola é uma réplica perfeita do modelo original, mas em formato mini, os comandos são os clássicos cinzentos – que saudades! – ainda sem a tecnologia DualShock, ou seja, não tem os dois joysticks centrais. Tudo isto por €99,99.

Os jogos são a cereja em cima do bolo. Uma óptima selecção que mostra bem a variedade de géneros que percorrera­m a vida da consola durante o seu período de ouro, algumas escolhas óbvias, outras nem tanto, contudo, sempre na mouche e com olho no legado da PlayStatio­n original. Entre as óbvias há pérolas como Destructio­n Derby, Final Fantasy VII, Grand Theft Auto, Metal Gear Solid, Ridge Racer Type 4 ou Tekken 3; nas surpresas bons jogos de puzzle como Intelligen­t Qube e Mr. Driller, o fantástico RPG Wild Arms ou o puro divertimen­to que é Cool Boarders 2.

E ainda há Resident Evil: Director’s Cut ou Syphon Filter. É complicado deixar jogos fora desta nomeação, porque o catálogo da PlayStatio­n original é um dos mais ricos e completos de sempre, por isso, estes 20 são todos puro deleite. Assim, não são horas de jogo o que está dentro desta Classic, é uma vida inteira.

Com a consola vêm jogos como Destructio­n Derby, Final Fantasy VII, Grand Theft Auto, Metal Gear Solid ou Ridge Racer Type 4

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal