SÁBADO

Miscelânea de histórias da Humanidade pelo Senhor Lubbock

Paulo Ferreira despiu o seu fato de agente literário e tornou-se o Senhor Lubbock, criador de um almanaque cheio de informaçõe­s prontas para serem utilizadas nas mais diversas situações. Os outros ficarão sempre impression­ados consigo. Pretexto de entrevi

- Por André Santos

“EU, QUANDO OLHO para as minhas leituras, percebo que tanto compro um livro sobre Aviação, como a seguir um de Física, depois estou a ler a biografia de Deus e ao mesmo tempo a do Neil Armstrong. E quando olho para a pilha de livros que tenho em casa… ao pé da cama tenho coisas sobre simetria e tratados de Matemática. Na verdade, gosto um bocadinho de tudo.” É assim que, a dado momento, Paulo Ferreira, fundador da agência literária Booktailor­s, com um curso de Relações Internacio­nais, e agora autor de Miscelânea de Factos Essenciais e Curiosidad­es Inúteis do Senhor Lubbock, explica o seu interesse por diversas áreas, científica­s, sociais, e não só, que entram no seu livro. É um compêndio que reúne cerca de 200 factos/histórias sobre a Humanidade – assuntos, temas que, como sugerido na capa, são desbloquea­dores de conversa. Alguns deles não são tão extraordin­ários ou desconheci­dos quanto isso, muitos deles pululam em qualquer canto da Internet para quem os procure, mas o que torna o livro de Paulo Ferreira tão bom, e nutritivo, é a forma como a informação está condensada ao essencial e abre portas para se descobrir um pouco mais além. Paulo Ferreira vai buscar as informaçõe­s a várias fontes, livros ou artigos que lê, e a dado momento na conversa troca-se informação de como isso se pode fazer da melhor forma com as ferramenta­s que se tem à mão, seja um Kindle, a aplicação Pocket ou Excel (de que Paulo Ferreira é um grande adepto). Em frente, quem é este Senhor Lubbock? “Parte de um senhor chamado John Lubbock, que era amigo do Charles Darwin. É com ele que o Darwin vai discutir muitas teorias. Escreveu sobre Ciência, História, Etnografia, etc. e basicament­e, a certa altura, torna-se deputado e é ele que cria a lei dos feriados, permitindo que as pessoas comecem a folgar e a receber por isso. Também cria uma lei sobre o património edificado. Era um homem respeitadí­ssimo, que a História acabou por esquecer ao longo dos anos. Quando investigas sobre ele começas a saber coisas incríveis, ele era um homem absolutame­nte fascinante. Por exemplo, ele passa três meses a tentar ensinar o cão a ler [há uma alusão a isso na capa do livro].”

O próprio Senhor Lubbock é, também ele, uma espécie de bizarria que poderia servir para impression­ar os amigos num qualquer jantar, explicar que o homem que inventou os feria-

O próprio Senhor Lubbock é uma espécie de bizarria que poderia servir para impression­ar os amigos num qualquer jantar

dos era também grande amigo de Darwin e ocupou algum tempo a tentar ensinar o seu cão a ler. Já agora, foi recomendad­o a Charles Darwin que escrevesse sobre pombos ao invés de se debruçar sobre a A Origem das Espécies.

Onde estaríamos nós agora se isso tivesse acontecido? Não se sabe, e o livro de Ferreira também não responde. Só oferece “uma compilação de histórias boas, de bizarrias, para qualquer jantar”. Paulo Ferreira está a ser modesto quando reduz o seu livro à função de quebra-gelo, “Miscelânea” está cheio de pontos de partida para aguçar o conhecimen­to em algumas áreas. Mais exemplos? Já sabemos que um dia o sol se extinguirá, mas quando? Daqui a 5.000 milhões de anos. Porquê? Ora, extinguirs­e-á o hidrogénio.

“Isto é informação que o Google resolve!”, alguém dirá. Sim, mas há algo de muito prático em ter isto num livro, arrumado como o autor arrumou (ao lado de A Morte do Sol, em que explica o uso das minúsculas de e. e. Cummings). Ou seja, a informação não se cinge ao factual, àquilo que está escrito, há também uma deambulaçã­o desta com a restante informação, a que está ao lado, acima, abaixo, nas outras páginas. No fundo, entra-se um bocadinho no mundo de Paulo Ferreira com este livro: “Se calhar isto ficou-me do ISCSP, tem uma política de formação de teres uma cadeira diferente de cada coisa, Demografia, Sociologia, línguas, Ciência Política. É uma boa confusão, pelo menos do tempo em que estudava lá. E isso ficou-me desse tempo, é de tal forma diverso que não te tornas especialis­ta em nada, mas acabas por cultivar o gosto por uma série de temáticas.” Miscelânea tem informação condensada mas também a partilha com humor, apesar de o autor confessar: “Não queria que tivesse um registo aborrecido, mas também não sou humorista. Queria que fosse algo bem-disposto, mas nunca uma coisa de humor.” Dito isto e sabendo que Ferreira tem um grande arquivo destas entradas, fica-se com vontade de um segundo volume de Senhor Lubbock. Até porque os jantares em que podemos surpreende­r alguém nunca acabam – nem os factos essenciais ou as curiosidad­es inúteis.

MISCELÂNIA DEFACTOS ESSENCIAIS­E CURIOSIDAD­ES INÚTEIS DO SENHOR LUBBOCK PAULO FERREIRA Ed. Objectiva €16,30

 ??  ??
 ??  ?? O livro de Paulo Ferreira explica o seu interesse por diversas áreas, da Física à Matemática
O livro de Paulo Ferreira explica o seu interesse por diversas áreas, da Física à Matemática
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal