SÁBADO

O café mais caro do mundo

Há bens essenciais que atingem valores incomportá­veis para a maioria das pessoas.

- Por Susana Lúcio

Este mês foi vendido o café mais caro do mundo. Não há notícia que uma das 80 porções tenham chegado a Portugal, mas também aqui se vendem produtos exclusivos. No Club el Gourmet do El Corte Inglês, uma embalagem de 300 g de arroz cor-de-rosa Lotão Deli Rice custa mais de 5 euros. Também é possível adquirir o vinho La Tâche, do produtor DRC, por 5.450 euros. Como estes, os alimentos que se seguem têm duas coisas em comum: são raros e produzidos de forma artesanal.

1 Galinhas mágicas

Se acreditass­e que a carne de uma galinha lhe podia trazer sorte pagava 2.200 euros por uma? É o que acontece com as galinhas Ayam Cemani na Indonésia. Estes galináceos pertencem a uma espécie rara cuja única caracterís­tica singular é que as penas, patas, bico e até a carne são negros. No país asiático, são vendidas nos mercados por preços que variam entre os 45 e os 2.200 euros, dependendo do peso e da qualidade do animal.

2 Azeite grego

O azeite é essencial para a dieta mediterrân­ica, mas o extravirge­m ultrapremi­um Lambda é um produto de luxo, o primeiro azeite exclusivo do mundo. A produtora grega, Sperion, colhe as azeitonas de oliveiras centenária­s da variedade Koroneiki à mão e são prensadas nesse mesmo dia para melhor reter o sabor fresco e frutado. Uma garrafa de meio litro custa 200 euros.

3 Melancias de luxo

Cultivadas exclusivam­ente na ilha de Hokkaido, no Japão, as melancias Densuke são conhecidas pela casca escura e são as mais caras do mundo. São considerad­as pelos gastrónomo­s como mais doces e crocantes do que as restantes variedades e no Japão são um presente de luxo, oferecido em casamentos e a clientes especiais. No supermerca­do, as melancias, vendidas dentro de uma caixa de cartão, podem custar cerca de 178 euros, mas a mais cara foi vendida em 2008 por mais de 4.000 euros. Pesava 7,7 kg.

4 Leite relaxante

Um litro de leite custa cerca de 70 cêntimos. Mas há leite e leite. O mais caro no mundo vende-se no Japão por 38 euros o litro. Porquê? O leite da Nakazawa Foods é produzido por vacas que são ordenhadas uma vez por semana – e não as três vezes por dia como é habitual. Além disso, a extração do leite é feita ao amanhecer quando a concentraç­ão de melatonina produzida pelo animal é maior. A marca garante que o seu leite tem quatro vezes mais melatonina, a hormona que regula o sono, do que o leite normal, e que ajuda a reduzir os níveis de stress, de ansiedade e de estados depressivo­s.

5 Café vulcânico

Chama-se Elida Natural Geisha 803 e ganhou este ano o concurso de Melhor Café do Panamá. Os grãos foram vendidos em leilão pelo valor recorde de 1.400 euros por quilo e apenas foram colocados no mercado 45 quilos. O café, produzido em solo vulcânico, à sombra e 1.700 metros acima do nível do mar numa propriedad­e com 100 anos de existência, foi adquirido por cinco empresas, entre elas a cadeia norte-americana Klatch Coffee. Mas o preço limitou a aquisição: os norte-americanos compraram só 4,5 quilos, o que equivale a somente 80 chávenas de café. Resultado: cada uma custou 67 euros. Sim, custou, porque já estão esgotadas.

6 Vinho francês

O mais caro no mercado foi vendido no início do ano por 492 mil euros. O Domaine de la Romanée-Conti Romanée-Conti Grand Cru de 1945 foi produzido na zona de Borgonha, França, pelo produtor conhecido como DRC, que há vários anos se encontra entre os vinhos mais caros. A produção nos 29 hectares de vinhas do Domaine, geridas por duas famílias, é biológica – o solo é lavrado a cavalo para evitar compactar a terra com o trator e as vinhas são tratadas segundo o calendário lunar.

O LEITE TEM QUATRO VEZES MAIS MELATONINA – HORMONA QUE REGULA O SONO

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal