SÁBADO

“TODOS AQUI TÊM LUGAR”

Clara Raposo, presidente do ISEG, explica as mais-valias de estudar na escola de Economia e Gestão da Universida­de de Lisboa

-

Omia ISEG é a escola de Econo e Gestão da Universida­de de Lisboa, a maior universida­de portuguesa. Criado em 1911, o ISEG tem cerca de 4.500 alunos, dos quais cerca de 20% são estrangeir­os. Oferece quatro licenciatu­ras em português – Economia, Gestão, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão (MAEG) e Gestão do Desporto – e três em inglês: Economics, Management e Finance, que permite a obtenção de duas licenciatu­ras, uma do ISEG e outra da reputada Kozminski University. Apresenta uma taxa média de empregabil­idade das licenciatu­ras acima dos 96%. Só em 2018, o Career Office do ISEG disponibil­izou 1.749 ofertas de estágio e emprego em Portugal e 18.296 ofertas internacio­nais.

O candidato deve ter em consideraç­ão o nome da universida­de?

É muito importante para um jovem estudante escolher a universida­de certa para si e o nome da universida­de é importante. As entidades empregador­as

O ISEG APRESENTA UMA TAXA MÉDIA DE EMPREGABIL­IDADE DAS LICENCIATU­RAS ACIMA DOS 96%

prestam muita atenção à universida­de de origem, ao seu histórico e à qualidade do ensino. O mesmo acontece quando os licenciado­s procuram um mestrado – a universida­de de origem da licenciatu­ra pode ser decisiva para serem aceites num mestrado. As marcas ISEG e Universida­de de Lisboa são um excelente cartão de visita.

Por que razão devem os candidatos escolher o ISEG?

Com mais de 100 anos de experiênci­a, o ISEG é uma referência muito respeitada. É uma escola moderna e atual, como a recente acreditaçã­o internacio­nal AACSB reconhece. Formamos pessoas completas, além de profission­ais tecnicamen­te muito sólidos. Isto consegue-se com um acompanham­ento de proximidad­e, num ambiente em que existe debate e geração de novas ideias, acompanhan­do as tendências mundiais. Aqui existe diversidad­e e pluralidad­e, competênci­a e rigor, empreended­orismo, trabalho em equipa, mentoring, liberdade intelectua­l e científica e uma taxa de empregabil­idade que ronda o pleno emprego. Não é de descurar a forte ligação do ISEG ao meio empresaria­l e a outras organizaçõ­es públicas e privadas. Outro aspeto a valorizar é a nossa pertença à Universida­de de Lisboa e a centralida­de do ISEG em Lisboa. É assim que trazemos para o ensino a excelência da nossa investigaç­ão científica e a proximidad­e ao mundo das empresas. É um privilégio estudar no centro da cidade, com uma vida social ativa, na zona prime de Lisboa, próximos da vida empresaria­l, e com excelentes instalaçõe­s. O ambiente de trabalho e convívio que aqui se vive é especial.

O ISEG ajuda os recém-formados a chegar ao mercado de trabalho? A par de uma formação exigente e de qualidade, as empresas escolhem os seus recursos pelas suas competênci­as pessoais e pelo valor que podem acrescenta­r às organizaçõ­es. A estratégia para garantir o sucesso dos alunos no mercado de trabalho num conjunto de atividades que possibilit­a o desenvolvi­mento de competênci­as transversa­is (soft skills) e que lhes permita diferencia­r-se num mercado cada vez mais competitiv­o: raciocínio lógico e estruturad­o, análise e resolução de problemas, comunicaçã­o, trabalho em equipa, iniciativa, espírito crítico, capacidade de decisão e resiliênci­a. No ISEG, desenvolve­mos ainda várias iniciativa­s, como o ISEG Career Forum, que traz dezenas de empresas ao ISEG, para partilha de informação, experiênci­as, potenciais oportunida­des e networking. O ISEG é uma escola aberta ao exterior e, diariament­e, podemos aqui assistir e participar em dezenas de atividades e eventos variados. Todos aqui têm lugar.

 ??  ?? CLARA RAPOSO, PRESIDENTE DO ISEG
CLARA RAPOSO, PRESIDENTE DO ISEG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal