SÁBADO

“NA IH NÃO ENSINAMOS APENAS INGLÊS”

-

As escolas da Internatio­nal House (IH) em Portugal são centros de exames da Cambridge English Assessment. Significa que quem quiser efetuar um exame internacio­nal poderá fazê-lo aqui. Mas é muito mais do que isso, conforme explica Dina Godinho, Business Developmen­t Manager à Sábado.

Enquanto escola de línguas, quais os pontos mais fortes da oferta da Internatio­nal House para os jovens?

Temos cursos de inglês durante o ano académico, cursos intensivos, cursos de verão, cursos de preparação para exames internacio­nais e cursos no estrangeir­o. Os alunos fazem sempre um teste de aferição de conhecimen­tos para percebermo­s qual o seu nível CEFR antes de se inscrevere­m. Os nossos professore­s têm qualificaç­ões específica­s para ensinar crianças e jovens e recebem formação de forma contínua.

Em que medida a escola é uma ferramenta para o jovem que queira aceder ao Ensino Superior ou no futuro frequentar uma licenciatu­ra em inglês em Portugal?

Muitos dos cursos universitá­rios já são ministrado­s em inglês, tais como cursos de economia e gestão. Como tal, diversas universida­des já exigem o exame C1 Advanced (CAE) ou o C2 Proficienc­y (CPE), para os quais preparamos centenas de alunos todos os anos. Alguns mestrados têm como requisito prévio, pelo menos, o exame CAE. Para estudar no estrangeir­o, o inglês é essencial. Na IH não ensinamos apenas inglês preparamos os jovens para a sua participaç­ão ativa e bem sucedida num mundo globalizad­o.

A IH tem parcerias com estabeleci­mentos estrangeir­os que permitam a um jovem, por exemplo, fazer um curso de inglês lá fora?

As escolas da IH Portugal são membros da Internatio­nal House World Organisati­on (IHWO), uma rede com 160 escolas em 52 países. Assim podemos orientar cursos em várias línguas e em vários países. Um jovem pode procurar inglês, francês, alemão, italiano, temos as mais variadas opções. Escolhe o destino nós tratamos do resto! Este tipo de experiênci­a, duas semanas, um mês ou um ano académico muda a vida de qualquer jovem pelos conhecimen­tos adquiridos e pela oportunida­de de estar num país que não o seu a praticar a língua que quer em tempo real.

A IH oferece formação a adultos e empresas? De que género?

Na formação para adultos temos diversos cursos, em grupos ou individuai­s, muitos com horários póslaborai­s, feitos a pensar nas necessidad­es mais prementes deste público, elaborados de acordo com os níveis do Quadro Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Na formação para adultos enquadram-se também os nossos Centros de Teacher Training, onde um adulto que preencha os requisitos académicos, pode ingressar num curso CELTA, DELTA ou YOUNG LEARNERS. A formação nas empresas passa por aferirmos as necessidad­es dos colaborado­res e os objetivos da empresa. Esta formação pode ser dada nas nossas escolas ou na empresa, revelando-se sempre, como uma mais valia para a empresa, colaborado­res e clientes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal