SÁBADO

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COM NOVAS REGRAS

Lisboa e Porto vão poder aumentar vagas nos cursos muito procurados pelos melhores alunos.

-

Aproposta de despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) que fixa as vagas para o Concurso Nacional de Acesso de 2019 traz novidades resultante­s das recomendaç­ões do grupo de trabalho que estudou o assunto. A proposta, que, à data do fecho desta edição aguardava os pareceres do Conselho de Reitores das Universida­des Portuguesa­s (CRUP) e do Conselho Coordenado­r dos Institutos Superiores Politécnic­os (CCISP), autoriza as instituiçõ­es de Lisboa e Porto a aumentar até 15% o número de vagas dos cursos mais procurados por alunos de excelência, com notas iguais ou superiores a 17 valores.

Segundo o portal Uniarea, se for acatada esta recomendaç­ão do grupo de trabalho, cursos como o de Engenharia Física Tecnológic­a, Engenharia Aeroespaci­al e Matemática Aplicada e Computação, do Instituto Superior Técnico, ou Engenharia e Gestão Industrial e Bioengenha­ria, da Universida­de do Porto, poderão aumentar as respetivas vagas já no próximo ano letivo.

Para compensar este aumento, o Governo propõe, nestas duas mesmas cidades, “uma redução de 5% dos lugares para os cursos que não tenham tido qualquer candidato com nota igual ou superior a 17

valores na primeira opção no concurso nacional de acesso do último ano”.

A norma só não se aplicará quando os ciclos de estudo em causa visem formação na área das competênci­as digitais.

De fora, quer do aumento, quer da diminuição das vagas, ficaram os cursos de Medicina.

Ainda segundo o despacho, já nas regiões com menor procura, o aumento de vagas será possível, em 5%, “quando estejam em causa cursos que visem formação em competênci­as digitais e em áreas considerad­as estratégic­as para a especializ­ação da instituiçã­o”.

O Governo mantém ainda a regra de encerramen­to para cursos que nos últimos dois anos tenham registado uma procura inferior a 10 candidatos. Escapam a esta medida os cursos que represente­m ofertas de reduzida dispersão da oferta na rede pública, integradas em áreas estratégic­as da especializ­ação da instituiçã­o, bem como aqueles para que exista procura confirmada de estudantes internacio­nais no ano letivo de 2019/20.

 ??  ?? MANUEL HEITOR, MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
MANUEL HEITOR, MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
 ??  ?? FACHADA DE EDIFÍCIO DA UNIVERSIDA­DE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO
FACHADA DE EDIFÍCIO DA UNIVERSIDA­DE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal