SÁBADO

EDDIE VEDDER: O HOMEM QUE RETRIBUI FAVORES

O vocalista dos Pearl Jam vai estar num Altice Arena esgotado a 20 de Junho. O crítico de música da SÁBADO, Filipe Lamelas, faz a antevisão do concerto

-

24 DE NOVEMBRO de 1996: eu estava lá. Presunçosa e infantilme­nte (quero lá saber…), costumo dizer que, no que concerne a fãs de Pearl Jam, em Portugal, apenas me sinto obrigado a respeitar 4.500 indivíduos: o número aproximado de pessoas que estiveram no primeiro concerto da banda por terras lusas no entretanto desapareci­do Dramático de Cascais.

Na altura, levar umas sandes e umas águas (ou vodka dentro de uma garrafa de água) na mochila era coisa normal e como chegámos por volta das 14h30 – quando a fila já rondava o edifício onde, atualmente, é o Centro Cultural de Cascais – essa era a única opção válida para um trio de adolescent­es sem muito dinheiro no bolso.

Foi naquele concerto que o quinteto de Seattle se apaixonou por Portugal e foi também ali que trouxemos para casa uma das baquetas que Jack Irons – o então baterista da banda – arremessou para o público. No concerto seguinte – no estádio do Restelo – já não se podia entrar com garrafas de água. Foi bom, como bons foram todos os concertos da banda em Portugal. Tão bons que nunca falhei nenhum, apesar de ter a minha hierarquia de preferênci­as. Vedder a solo, ao vivo, não anda muito longe do que normalment­e faz com os Pearl Jam: tem facilidade em criar um ambiente intimista, é carismátic­o, dedicado e esforçado. Acima de tudo, é honesto ao ponto de achar que não ia ser enganado se lhe comprasse um carro em segunda mão. No que respeita à setlist, haverá certamente espaço para ouvir algum do seu trabalho a solo, passando pelo repertório dos Pearl Jam, até se espraiar em covers dos seus artistas preferidos, como Neil Young, The Beatles, ou Tom Petty. Foi pelo menos assim no par de concertos que deu anteriorme­nte em Portugal e assim tem sido nesta digressão europeia que começou a 9 de junho, na Holanda.

E foi nesse concerto de abertura da atual digressão que Vedder recordou uma passagem pela Holanda, em 1992, na primeira tour europeia dos Pearl Jam, quando após um concerto em Utrecht acabou por ficar separado da banda e, sem dinheiro para um táxi, foi transporta­do para o hotel por uma jovem holandesa na sua bicicleta.

Pois bem, 27 anos depois, Valeska Custers reencontro­u Vedder, com direito a bilhetes para o concerto seguinte com acesso ao backstage. O músico agradeceu pessoalmen­te a boleia e pediu desculpa por ter ficado com a camisa de flanela do irmão mais velho de Valeska.

Se alguém foi um bom samaritano nas anteriores estadias de Eddie Vedder por cá esta é a altura ideal para cobrar o favor, consideran­do que há muito que os bilhetes para o concerto na Altice Arena esgotaram.

Vedderasol­o, aovivo,não andalonged­o que normalment­e faz comosPearl Jam:t em facilidade­em criar umambiente intimistae é dedicado eesforçado

 ??  ?? O concerto que Vedder dará na quinta, 20, a partir das 20h30, faz parte da digressão europeia que termina a 6 de Julho em Londres
O concerto que Vedder dará na quinta, 20, a partir das 20h30, faz parte da digressão europeia que termina a 6 de Julho em Londres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal