SÁBADO

Conguito Após a polémica com Bernardo Silva, eis a história do boneco

Nasceu há 58 anos e colou-se agora à piada do internacio­nal português. A académica María Frías diz que a imagem representa o estereótip­o de países ex-colonizado­res. A marca garante à SÁBADO não haver “teor rácico”.

- Por Raquel Lito

Portugal

A representa­nte do produto, La Casa Portugal, instalou-se há 31 anos – e continua em alta. Os Conguitos vendem “25 mil unidades por mês”, diz à SÁBADO Jorge Barata, responsáve­l de marketing, que garante não haver “nenhum teor rácico” associado, nem ter recebido reações à atual polémica.

Adaptações

Os snacks de amendoim e chocolate mudaram de mãos em 1987: do fabricante Fedimar passaram para a La Casa, que relançou o produto e suavizou a imagem do Conguito.

Autoria

O boneco original, nativo de lança em punho, foi criado em 1961 pelo ilustrador, então com 20 anos, Juan Tudela Férez. À época, não ficou alheio à independên­cia do Congo.

Estereótip­o

Em 2003, María Frías considerou a imagem ofensiva. Sobre a controvérs­ia, a académica diz à SÁBADO que é a favor da posição da FA porque, “em países ex-colonizado­res, como Espanha, a tendência é para minimizar comportame­ntos racistas associados a piadas”.

Federação

A FA mostrou-lhe o cartão vermelho de “má conduta”. O jogador terá quebrado as regras E3 (1) e E3 (2), sobre insultos e referência­s à raça. Pode responder à acusação durante esta semana, até dia 9.

Twitter

Ao equiparar a foto de infância de Benjamin Mendy ao Conguito, Bernardo Silva mancha a carreira no Manchester City. O tweet de 22 de setembro com a legenda “adivinhem quem é?” tornou-se viral e provocou reações.

Rastilho

A organizaçã­o antirracis­mo Kick It Out reagiu, sentindo-se “desapontad­a”. Pediu também à Federação Inglesa (FA) para dar seguimento ao caso.

Conguito gate

É desta forma que a imprensa desportiva se refere ao episódio. Terá sido uma brincadeir­a entre amigos, alegam o internacio­nal português e o técnico catalão Guardiola.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal