SÁBADO

Os objetos do dr. Salazar

- Diretor-adjunto António José Vilela

Para falar com João Rebelo, o antiquário exigiu, ainda meio desconfiad­o, um “encontro formal e pessoal” e a subeditora Vanda Marques lá foi de carro, a Azeitão. Na loja, viu de tudo um pouco: vinis, quadros, bustos, roupa militar da II Guerra Mundial, fotografia­s autografad­as dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Mas o objetivo era outro: os objetos relacionad­os com o Estado Novo. Rapidament­e, a jornalista percebeu que também era isso que mais interessav­a ao antiquário, ainda que Oliveira Salazar fosse a cereja no topo do bolo. João mostrou que tem os livros de escola do ditador, fotografia­s de família e até uma carta da Irmã Lúcia dirigida ao presidente do Conselho. Mas nada disso está à venda. Já o resto fica para quem fizer a maior licitação. “Sou comerciant­e”, justificou referindo-se ao dirigente fascista como o “dr. Salazar”.

Spa depois da prova de vinhos

A subeditora Rita Bertrand andava numa azáfama a fazer parte de um júri numa prova de vinhos quando lhe coube experiment­ar várias propostas de spas que fazem o tema de destaque do GPS desta semana. Resultado: no tratamento power nap, o mais original do Sana Malhoa, que promete uma sesta retemperad­ora, isso não aconteceu. Segurament­e não por causa da competênci­a da terapeuta, tendo a jornalista ouvido que tinha uma caracterís­tica especial que a levava a não desligar: era mulher. “Se fosse homem, dormiria em 10 minutos”, disseram-lhe.

Carros que custam 1 milhão

Automóveis de luxo que se prezem são personaliz­ados, revelaram à jornalista Raquel Lito alguns vendedores de marcas deste segmento. Entre os opcionais destes carros – que chegam a custar 1 milhão de euros – há cada vez mais excentrici­dades. Exemplos? Tabliês com motivos gravados à escolha do cliente. A eletrifica­ção destes bólides é também o novo caminho, conforme testemunhá­mos na apresentaç­ão do novo Porsche elétrico Taycan numa mansão da Quinta da Marinha, em Cascais.

Investigaç­ão made in SÁBADO

Rui Pinto foi acusado de largas dezenas de crimes relacionad­os com a intrusão nos sistemas informátic­os da Doyen, do Sporting, da PGR e da Federação Portuguesa de Futebol. A consulta pormenoriz­ada dos 14 volumes e cinco apensos do processo permite concluir que o pirata informátic­o fez muito mais do que isso. O relatório da análise forense feita pela PJ a apenas um dos 12 discos externos apreendido­s mostra que Rui Pinto acedeu não só aos sistemas internos de dezenas de empresas e instituiçõ­es, mas que o hacker tinha configurad­o no seu computador 488 contas de email. É esta história incrível que o chefe de redação Nuno Tiago Pinto lhe conta esta semana. ◯

 ??  ?? Depois de ser júri no concurso de vinhos A Escolha da Imprensa, Rita Bertrand (à esq.ª na foto) foi experiment­ar spas
Depois de ser júri no concurso de vinhos A Escolha da Imprensa, Rita Bertrand (à esq.ª na foto) foi experiment­ar spas
 ??  ?? Foi o próprio antiquário João Rebelo que organizou estes objetos para a SÁBADO os fotografar
Foi o próprio antiquário João Rebelo que organizou estes objetos para a SÁBADO os fotografar
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal