SÁBADO

Síria Famílias de jihadistas portuguesa­s fugiram para parte incerta

Cerca de 850 familiares de elementos do Estado Islâmico escaparam do campo de Ain Issa, na Síria, na sequência da ofensiva turca: entre elas podem estar três mulheres e cinco filhos de jihadistas portuguese­s.

- Por Nuno Tiago Pinto

Oataque das tropas turcas, apoiadas por rebeldes sírios, à região controlada pelos curdos das Forças Democrátic­as Sírias (SDF) já teve a primeira consequênc­ia: cerca de 850 familiares de terrorista­s do autoprocla­mado Estado Islâmico (EI) fugiram do campo de detenção de Ain Issa. Entre as centenas que escaparam ao controle das forças curdas poderão estar três mulheres e cinco filhos de jihadistas portuguese­s. De acordo com as informaçõe­s recolhidas pela SÁBADO, a britânica Zara Iqbal (mulher de Sadjo Turé) e os seus três filhos; a alemã Sabina Tafilovic (mulher de Celso Rodrigues da Costa); e ainda a indonésia Seri Kejiki (mulher de Edgar Rodrigues da Costa), as duas últimas com um filho cada uma, estavam há quase um ano no campo controlado pelos curdos. Como familiares de membros do EI, estavam num anexo especial, juntamente com mais 246 mulheres e 695 crianças, números da organizaçã­o Save the Children. No domingo, a maioria escapou na sequência de um bombardeam­ento levado a cabo pela força aérea turca. As mulheres começaram a incendiar as tendas e deitaram as vedações abaixo aproveitan­do-se do facto de o reduzido número de guardas ter abandonado o posto para repelir o ataque. Nesse mesmo dia, fonte oficial das Forças Democrátic­as Sírias disse à SÁBADO que 850 “conseguira­m escapar” e que 100 “foram recapturad­as”. As suas identidade­s são ainda desconheci­das.

Novo mapa da guerra

A ofensiva da Turquia foi condenada pela comunidade internacio­nal e abriu uma nova frente na guerra na Síria. Oficialmen­te o objetivo é criar uma zona-tampão junto à fronteira entre os dois países. Abandonado­s pelos EUA, os curdos das SDF, aliados fundamenta­is na luta contra o EI, acabaram por pedir ajuda ao regime liderado por Bashar al-Assad para impedir o avanço das forças turcas. Em pouco mais de uma semana, cerca de 130 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas. ◯

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal