SÁBADO

SUGESTÕES DE LEITURA

-

STASILAND

ANNA FUNDER

O livro podia ser lido como uma coleção de pequenas histórias sobre o Muro, as suas vítimas e os sobreviven­tes da Guerra Fria na sua luta com a Stasi, a polícia política da RDA. Acontece que não se trata de ficção, mas da própria investigaç­ão de Anna Funder sobre o passado do Muro, quando viveu em Berlim nos anos 90. É um dos melhores livros de não ficção (edição Civilizaçã­o) que pode ser lido como um romance. Tem tudo.

O ESPIÃO QUE SAIU DO FRIO

JOHN LE CARRÉ

Alec Leamas, um operaciona­l britânico do MI5, está encarregad­o de retirar uma espiã colocada na RDA. O romance, um dos mais brilhantes de Le Carré, está cheio de truques de espionagem e de dilemas morais – em Um Legado de Espiões (edição Dom Quixote), o episódio de Alec Leamas volta a ser analisado e as personagen­s julgadas à luz do “politicame­nte correto” de hoje. Ambos são brilhantes.

O SALTADOR DO MURO

PETER SCHNEIDER

Publicado em Portugal há bastante tempo (pela Cotovia, em 1989), o livro de Schneider é uma joia literária absolutame­nte deslumbran­te na qual se refletem as vidas de personagen­s que se interrogam sobre a vida na zona oriental de Berlim e que sofrem na pele a “glória” de viverem em pleno socialismo. É considerad­o o melhor livro de sempre sobre o Muro.

A GENTE DE SMILEY

JOHN LE CARRÉ

A trilogia de Karla trata da luta de Smiley (e do MI5 britânico) e Karla (o cérebro da contraespi­onagem do KGB, responsá- vel pelas “toupeiras” colocadas no Ocidente). O confronto final é em Berlim, depois de uma operação minuciosa e cheia de personagen­s admiráveis. Nessas páginas (edição Dom Quixote), o Muro é um colosso rodeado de espiões, peregrinos, visionário­s e sofredores que são alvejados pelos seus algozes.

BERLIN GAME

LEN DEIGHTON

O “espião” que tanto atravessa como contorna o Muro é Bernie Samson, um funcionári­o londrino do MI5 já retirado da vida operaciona­l, que é chamado a Berlim para “extrair” um agente britânico que vive em Berlim Leste. Tal como em tantas outras operações de espionagem, há uma “toupeira” envolvida. O Muro é o cenário imaginário e obsessivo deste livro sobre duplicidad­e e suspeita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal