SÁBADO

Policiário

Depois de publicarmo­s dois desafios para testar as “células cinzentas”, chegamos ao momento em que vamos apresentar o Torneio SÁBADO Policiário 2020, que vai desafiar os leitores: Quem quer ser detetive?

-

O TORNEIO VAI SER CONSTITUÍD­O POR 10 PROVAS, CADA UMA DAS QUAIS COM DUAS PARTES:

Na parte I será publicado um problema de caracterís­ticas tradiciona­is, ou seja, um conto que é interrompi­do pelo autor no momento em que todos os dados para sua resolução tiverem sido fornecidos. Então, os detetives procurarão a solução, explicando todas as deduções efetuadas, como se se tratasse de um relatório policial, retirando as conclusões. Neste tipo de problemas, o detetive tem de imaginar que está a investigar um caso, juntando todas as provas que permitam ao acusador público formular uma acusação sustentada e vitoriosa.

Não basta, claro, dar um palpite que até pode acertar no alvo, mas que pouco valerá se não estiver bem documentad­o.

Quem acertar na resposta e justificar devidament­e os passos seguidos, poderá ambicionar os 10 pontos em disputa. Se, por hipótese, houver duas ou três provas que conduzam ao criminoso, apenas serão contemplad­os com a pontuação máxima se indicarem claramente todas as provas ou indícios incriminat­órios. Se acertarem no criminoso, mas apenas indicando uma prova, havendo outras, não serão totalistas, podendo somar 9 ou 8 pontos.

Resumindo, cada solução deverá indicar taxativame­nte o criminoso ou criminosos e referir a totalidade dos pormenores, indícios ou provas que sustentem essa opção. Só assim os 10 pontos ficarão assegurado­s. Depois, conforme o que ficar por dizer, a pontuação vai baixando.

Quem não acertar no responsáve­l, não poderá aspirar a mais de 7 pontos, no caso de justificar muito bem as opções, ou a 6 pontos se o não fizer.

A simples presença valerá sempre 5 pontos.

Os problemas da parte I de cada prova serão sempre publicados na primeira semana de cada mês, entre fevereiro e novembro.

A parte II integrará problemas de escolha múltipla, em que o caso é con

QUEM NÃO ACERTAR NO RESPONSÁVE­L, NÃO PODERÁ ASPIRAR A MAIS DE 7 PONTOS, NO CASO DE JUSTIFICAR MUITO BEM AS OPÇÕES, OU A 6 PONTOS SE O NÃO FIZER

cluído com quatro propostas de solução, sendo apenas uma a verdadeira. São problemas teoricamen­te mais acessíveis, pelo menos a exigirem menor trabalho de escrita, mas para os quais a exigência dedutiva é semelhante. São muitos os exemplos de torneios perdidos por atos displicent­es de alguns detetives de enorme valia, neste tipo de problemas.

Quem acertar na alínea correta somará 2 pontos e quem indicar uma incorreta somará apenas 1.

Estes problemas serão sempre publicados na segunda semana de cada mês, entre fevereiro e novembro. O prazo limite para envio das soluções será sempre o último dia do mês de publicação. Assim, na prova nº 1, partes I e II, o último dia para receção dos emails das propostas de solução será o dia 29 de fevereiro, que será também o dia que terá de constar nos envios postais, para quem usar este meio.

As soluções dos enigmas serão publicadas na terceira (e se eventualme­nte for necessário, na quarta) semana do mês seguinte à publicação. Finalmente, cada detetive deve escolher o nome por que pretende ser tratado. Pode ser uma abreviatur­a do seu nome, uma personagem policial ou de histórias aos quadradinh­os, um herói ou um vilão, o que pretender. O nome escolhido não poderá ser alterado durante todo o torneio. Resta-nos repetir a pergunta para a qual esperamos a resposta afirmativa de todos os leitores, porque não acreditamo­s que haja alguém que não deseje testar os seus dotes dedutivos: QUEM QUER SER DETETIVE? W

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal