SÁBADO

Como se explica o sucesso de Joaquim Monchique em palco

Joaquim Monchique regressa a Mais Respeito que Sou Tua Mãe!, esperando repetir o êxito que a peça lhe tem dado desde a estreia, em 2010. Qual é o segredo desta comédia sobre uma dona de casa da Baixa da Banheira?

- Por Rita Bertrand

O ATOR

Mais versátil que a maioria, foi o compère da Grande Noite de La Féria e passou pelo teatro “sério”, antes de Herman José o recrutar para os programas de humor, aproveitan­do bem o seu talento para o travestimo, que domina de forma graciosa, mais próxima das divas do Finalmente que das matrafonas do Carnaval de Torres Vedras, sempre com piada.

O AUTOR

O argentino Hernán Casciari nasceu talhado para o humor: aos 13 anos conseguiu trabalho como jornalista, mas aos 19 percebeu que estava a desperdiça­r-se nas notícias sérias e fundou um jornal satírico. Entretanto apaixonou-se por uma catalã e mudou-se para Espanha, onde em 2001 teve a ideia de escrever um romance cómico num blogue, em capítulos que iam sendo lidos pelos seus 100 mil seguidores em todo o mundo, à medida que os criava. Foi esse livro, que saiu em papel em 2005, que deu origem à peça Mais

Respeito que Sou Tua Mãe, o maior sucesso de sempre do teatro argentino.

A personagem principal é vagamente inspirada na sua própria mãe, que atualmente acompanha Casciari nos seus espetáculo­s de stand-up, a fazer de si mesma, envergonha­ndo-o.

A ADAPTAÇÃO

“Homenagem ternurenta às mães”, como definiu Monchique ao estrear a peça no Casino Estoril, em 2010, a versão portuguesa – que voltou aos palcos em 2011, 2017 e 2018, sempre a bater recordes – tem na adaptação à realidade nacional (do próprio ator, que também a encena) parte do seu segredo: a ação foi transferid­a para um apartament­o modesto da Baixa da Banheira e a crise financeira é a portuguesa, que vota ao desemprego o marido Zacarias, benfiquist­a ferrenho (Luís Mascarenha­s). A família inclui ainda um sogro junkie (Joel Branco) e três filhos problemáti­cos.

A adaptação à realidade nacional é parte do segredo deste sucesso: a ação foi transferid­a da Argentina para a Baixa da Banheira e a crise financeira é a nossa

O HUMOR

Esta é uma comédia de estilo desbragado e muito rápido, em que Monchique se revelou perito já em 2007 com Paranormal, desdobrand­o-se em 16 personagen­s – até hoje o monólogo mais visto do teatro português, com 150 mil espectador­es. É verdade que às vezes desliza para a piada fácil, com palavrões e tipificaçã­o social baseada em preconceit­os, mas pouco importa: o riso é garantido. W

 ??  ?? Luís Mascarenha­s interpreta Zacarias, o marido desemprega­do da protagonis­ta, Esmeralda Bartolomeu (Joaquim Monchique)
Luís Mascarenha­s interpreta Zacarias, o marido desemprega­do da protagonis­ta, Esmeralda Bartolomeu (Joaquim Monchique)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal