SÁBADO

AS VIAGENS ONÍRICAS DE TÂNIA CARVALHO

E se num sonho lúcido uma peça ganhasse consciênci­a de si própria? Eis Onironauta, para ver na Culturgest entre esta quinta-feira, 30, e dia 2.

- Por Markus Almeida

A MÚSICA E O MOVIMENTO

revelaram-se a Tânia Carvalho quase ao mesmo tempo. “Houve aspetos em que a música influencio­u a dança, mas também o oposto. Uma puxava pela outra”, explica a coreógrafa e bailarina ao telefone de Marselha, na véspera da estreia mundial de Onironauta, criação para sete bailarinos ao som de Chopin e de composiçõe­s para piano da autoria da própria.

Nome de relevo na dança, a expressão artística de Tânia Carvalho não se resume a uma só linguagem, tendo já composto, cantado e tocado piano em criações anteriores. Aqui não dança mas está em palco, a tocar num dos dois pianos que acompanham Onironauta – no outro está o ator e músico André Santos – como se fosse uma aula de dança aberta. E não é por acaso: “Os bailarinos e os figurinos representa­m um pouco esse cliché, como se estivessem nas aulas de dança clássica e moderna. São bailarinos num sonho”, conta sobre a peça que se estreia em Lisboa esta quinta, 30, na Culturgest.

O título, Onironauta, significa

“viajante de sonhos”, mas a personagem não existe. Quem viaja entre sonhos é o próprio espetáculo. “É uma peça com muitos momentos, como se ganhasse consciênci­a de si própria, se tornasse uma entidade e brincasse consigo mesma.”

Tudo começou com o movimento, uma “frase” de 15 minutos (como acordes numa música) que ajudou a estruturar a peça ao som da música fragmentad­a – com esquemas de notas geométrica­s e repetições – dos pianos, de onde também saem notas de Chopin, mas pouco.

A “frase”passa por várias linguagens da dança, umas a puxar para o romântico, outras para a mímica. “É uma peça que pode tocar no surrealism­o. Não que tenha sido de propósito, mas por ter sido pensada como um sonho lúcido.” W

O título, Onironauta, significa “viajante de sonhos”, mas essa personagem não existe. Quem viaja entre sonhos é o próprio espetáculo

 ??  ?? Onironauta, de Tânia Carvalho, estreou em Marselha a 23 de janeiro
Onironauta, de Tânia Carvalho, estreou em Marselha a 23 de janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal