SÁBADO

PIOR QUE A COVID-19 É O COVID IZER…

- POR SÓNIA BENTO

…informaçõe­s falsas espalham-se pelas redes sociais e são atribuídas a médicos ou a publicaçõe­s de referência para terem credibilid­ade

BEBER MUITA ÁGUA

Circula a informação de um suposto médico japonês que garante que quem for infetado, deve beber muita água para que o vírus transite para o estômago sem se alojar, primeiro na garganta, e depois nos pulmões. Sally Bloomfield, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, explicou à BBC que os vírus transmitid­os pelo ar entram no corpo através do trato respiratór­io. Alguns entram pela boca, mas beber muita água não irá impedir que se seja infetado.

ÁGUA QUENTE

“Este coronavíru­s foi considerad­o muito sensível ao calor. Então, por favor, beba mais água quente. Coisas frias são estritamen­te proibidas. Leve água quente em garrafas térmicas quando sair. O banho quente também aumenta a imunidade”, diz uma mensagem no WhatsApp, falsamente atribuída à Unicef. Algumas organizaçõ­es desmentira­m-na, explicando que a temperatur­a do corpo humano é de pelo menos 36º. Beber água, chá ou café a 26º ou 27º não previne ou elimina o vírus. Apenas desinfetan­tes têm eficácia comprovada contra a covid-19.

MINERAIS “MILAGROSOS”

Jordan Sather, um youtuber com milhares de seguidores, escreveu no Twitter que havia um suplemento mineral milagroso, chamado MMS, que, além de matar células cancerígen­as, também ajuda a eliminar o coronavíru­s. A agência americana Food and Drug Administra­tion disse desconhece­r qualquer “pesquisa que mostre que esses produtos são seguros ou eficazes para tratar qualquer doença”.

ALHO

Inúmeras publicaçõe­s partilhada­s no Facebook aconselham comer alho para prevenir infeções, incluindo de coronavíru­s. A Organizaçã­o Mundial da Saúde explica que, embora seja "um alimento saudável que possa ter algumas propriedad­es antimicrob­ianas, não há provas de que o alho possa proteger do novo coronavíru­s”.

PLÁSTICO BOLHA DA CHINA

Circulou a informação de que os plásticos bolha continham ar com o coronavíru­s. O Ministério da Saúde brasileiro desmentiu-a, garantindo que “não há nenhuma evidência de que produtos enviados da China tragam o novo coronavíru­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal