SÁBADO

SURPREENDI­DO PELO PECADO

SE O DISSERES NA MONTANHA

-

k Foi traduzido entre nós o primeiro livro escrito por James Baldwin (1924-1987), o romance autobiográ­fico Se o Disseres na Montanha, motivo de querela nos círculos académicos anglo-americanos: romance afro-americano ou romance gay?

Nimbado de ressonânci­as bíblicas, desde logo a partir do título, mas também ao nível sintático, o plot centra-se na figura de John Grimes, um adolescent­e do Harlem cujo pai fora pregador pentecosta­l, como o padrasto do autor. Nunca tendo conhecido o pai biológico, o livro nasce da relação conflituos­a que Baldwin mantinha com o marido da mãe, clérigo sulista.

Ao fim de anos persistênc­ia, Se o Disseres na Montanha foi terminado em 1951, nos Alpes suíços, em casa de um namorado do autor. Foi nesse cenário em tudo diferente do que fora a sua vida pretérita (em Nova Iorque, onde nasceu, e em Paris para onde foi viver aos 24 anos), que Baldwin, neto de escravos, crente “até ao dia em que o pecado o surpreende­u pela primeira vez”, fixou as memórias que o levaram à descoberta do sexo e à descrença religiosa. Dito de outro modo, um mergulho na infância e pré-adolescênc­ia de um rapaz negro, pobre e homossexua­l, nascido na América dos anos 30.

Dividido em três partes e cinco capítulos, o livro fixa-se nas reflexões do protagonis­ta (um miúdo de 14 anos), na tia, no padrasto, na mãe e de novo no rapaz. Em 1935 a sociedade não reconhecia questões identitári­as, a fé era um dogma, e os negros caricatura­dos com todo o tipo de clichês.

Porque ninguém sai impune da apostasia, um sentimento de culpa percorre o livro: “Odiava o mal que habitava o seu corpo…” O juízo tanto é válido para as reflexões de John (alter ego do narrador) como para os flashbacks relacionad­os com a família.

Sem surpresa, Se o Disseres na Montanha é justamente considerad­o um dos pontos de partida do movimento dos direitos civis dos negros americanos. W

 ??  ??
 ??  ?? TTTTT JAMES BALDWIN
Romance • Editora Alfaguara €17,90
TTTTT JAMES BALDWIN Romance • Editora Alfaguara €17,90

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal