SÁBADO

Comportame­nto Os mitos e as fake news sobre a pandemia

É um médico cardiologi­sta que trabalha no Hospital Padre Américo, em Penafiel. Foi diagnostic­ado a 1 de março e ainda está em recuperaçã­o.

- Por Lucília Galha

QUEM É?

Chama-se João Gonçalves Azevedo, tem 60 anos e é natural do Porto. É médico cardiologi­sta e trabalha no Hospital Padre Américo, em Penafiel, que pertence ao Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

ONDE FOI INFETADO?

O médico esteve de férias em Milão, no Norte de Itália – onde terá sido infetado –, e regressou a Portugal no dia 29 de fevereiro, um sábado. Nesse mesmo dia começou a ter febre, dor de garganta e tosse, mas só no domingo (quando os sintomas se agravaram)

COMO ESTÁ?

Ainda não está totalmente recuperado, mas já se encontra em casa. A SÁBADO conseguiu entrar em contacto com o médico, que se disponibil­izou a responder a algumas perguntas por email.

“Necessito do meu telefone disponível para contacto com familiares e autoridade­s de saúde pública”, escreveu, por SMS. Mas, no dia seguinte a

contactou a Linha de Saúde 24. Fez o teste para despistar a infeção por coronavíru­s, que deu logo positivo, e a contra-análise realizada no Instituto Ricardo Jorge confirmou o diagnóstic­o. Ficou internado no Hospital de Santo António, no Porto.

termos enviado as questões, terça-feira, 17, voltou atrás. “Penso não ser muito oportuno facultar informação, numa altura destas, em que o Ministério [da Saúde] centraliza a informação toda”, disse.

Acrescento­u ainda que enaltece o trabalho dos profission­ais de saúde que o acompanhar­am “num momento tão difícil”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal