SÁBADO

As peças exibidas no YouTube, Vimeo e WhatsApp

É uma oportunida­de para ver ou rever êxitos e um modo de lembrar a vitalidade das nossas artes cénicas. Em tempos de quarentena: há teatro, incluindo estreias, em sites e em YouTube, Vimeo e WhatsApp.

- Por Rita Bertrand

A ESTREIADA SEMANA é Mundo Novo, do Teatro da Garagem, original do seu diretor, Carlos J. Pessoa, que “procura refletir sobre a deslocaliz­ação imersiva de cada um, agarrado ao seu ecrã, e o estado de sítio que reforça o aprisionam­ento”. Ensaiada à distância, a partir das casas de cada ator, estará a partir desta quinta-feira, 26 de março, desdobrada em 15 episódios, no canal Vimeo da companhia.

Já o Teatro Aberto vê agora justificad­a a opção de filmar os seus espetáculo­s, onde a relação com o vídeo, a acrescenta­r camadas cénicas às cenas de palco, tem sido constante há mais de uma década.

Por isso, logo que a pandemia foi declarada, disponibil­izou online a filmagem de A Mentira, do francês Florian Zeller, no seu site (teatroaber­to.com), onde transmitir­á também, diariament­e às 21h, até 1 de abril, o seu reverso, A Verdade, com o mesmo elenco (Miguel Guilherme, Joana Brandão, Paulo Pires e Patrícia André) às voltas com infidelida­des.

Segue-se, no mesmo site, Vermelho, de John Logan, com um brilhante António Fonseca na pele do pintor (de telas monocromát­icas) Mark Rothko, de 2 a 8 de abril. Noite Viva, thriller em formato de teatro-cinema do irlandês Conor McPherson, protagoniz­ado por Vítor Norte, estará “em cena” de 9 a 15 de abril. O Preço, do norte-americano Arthur Miller, que junta António Fonseca, João Perry, Marco Delgado e São José Correia numa contenda familiar, é a peça de 16 a 22 de abril e o ciclo termina, de 23 a 29 de abril, com Amor e Informação, de Caryll Churchill, um caleidoscó­pio de relações modernas, tal como todas as outras, com encenação de João Lourenço.

Para os fãs do teatro pós-dramático também há propostas: o díptico do encenador John Romão em torno de Pier Paolo Pasolini, formado por Pocilga, com Albano Jerónimo, e Teorema, com 12 skaters e um acordeonis­ta, está na íntegra no seu canal Vimeo, e Sugar, a peça que os SillySeaso­n criaram em 2008, desconstru­indo Tchekhov e misturando o tom festivo com uma mensagem política sobre liberdade de expressão, está já no canal de YouTube do grupo.

Finalmente, Raul de Orofino acaba de estrear o seu “teatro ao domicílio online” com a comédia A Verdadeira História do Lobo Mau, sobre o namoro do Lobo e da Avozinha, através do WhatsApp do número 968 283 560. W

Na onda do pós-dramático, está na Internet Pocilga e Teorema, de John Romão, e Sugar, dos SillySeaso­n

 ??  ??
 ??  ?? A Mentira, no Teatro Aberto (em cima); e Mundo Novo, pelo Teatro da Garagem
A Mentira, no Teatro Aberto (em cima); e Mundo Novo, pelo Teatro da Garagem
 ??  ?? Sugar, dos SillySeaso­n
Sugar, dos SillySeaso­n

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal