6 CONSELHOS PARA QUEM PENSA ADOTAR
1
Pense no futuro: estar em casa agora não significa que poderá tratar do animal quando voltar à rotina normal. Lembre-se que a adoção é um projeto a longo prazo e requer disponibilidade profissional, emocional e financeira.
2
Tenha mais atenção aos aspetos comportamentais que aos físicos: o importante é que a personalidade do animal se adeque ao seu estilo de vida. Por exemplo, animais mais novos requerem mais atenção e estímulos que mais velhos.
3
Siga à risca os conselhos da OMS: durante o período crítico da Covid-19 não dê passeios em grupo e limpe as patas e o pelo do animal com uma solução à base de água e sabão antes de entrar em casa.
4
Considere apadrinhar ou inscrever-se como Família de Acolhimento Temporário (FAT): ao apadrinhar, contribui para os cuidados básicos do animal e pode ir visitá-lo ao abrigo e passeá-lo. Para incentivar, a Lagunitas oferece um kit com 24 garrafas, copo, porta chaves e T-shirt da marca a quem apadrinhar um cão da SOS Animal durante o período de quarentena. Como FAT, ajuda as associações a educar e a fazer com que os animais recuperem a confiança nos humanos. É uma boa opção se não tiver condições para a adoção a longo prazo.
5
Para avançar, vá a Adopta-me.pt, o site criado em 2001 por Jorge Diogo e Susana Crespo: tem uma lista de associações organizadas por distrito, incluindo ilhas, e anúncios de animais disponíveis.
6
Se estiver em dificuldade, peça ajuda: além das associações nacionais Animais de Rua ou SOS Animais, há outras locais que ajudam nos cuidados básicos, como alimentação e veterinários, incluindo descontos em clínicas parceiras.