SÁBADO

AS DICAS PRECIOSAS DE QUEM SABE

-

Melhor do que ninguém, as peixeiras que vão todos os dias à lota para abrilhanta­r as suas bancas sabem como cozinhar, arranjar e aproveitar todas as partes de cada espécie. Tome nota destes conselhos e garanta que leva para casa o melhor peixe do mercado.

SERÁ QUE O PEIXE É FRESCO?

O brilho e o olhar vivaço não enganam. Pelo contrário, se notar uma textura menos rija, olhar e aspeto mais baços e a cabeça a começar a ficar vermelha, é sinal de que o peixe está a perder a sua frescura.

APROVEITE TODAS AS PARTES DO PEIXE Costuma pedir que cortem a cabeça ou que tirem as espinhas ao seu peixe? Não faça isso! Da próxima vez que encomendar peixe, peça que lhe coloquem as cabeças e as espinhas num saco à parte e, com elas, faça um bom caldo para um arroz ou uma base de sopa de peixe.

ARRISQUE EM PEIXES FORA DO COMUM Porque não escolher umas azevias para fritar ou uma cascarra para uma caldeirada? Pergunte às vendedoras o que têm em montra e arrisque em peixes que não conhece. Poderá ter ótimas surpresas.

SE CONSERVAR FRESCO, FRESCO SE MANTERÁ Tal como a carne, o peixe também se conserva bem no congelador. Basta que o congele fresco e, assim que o tirar, vai parecer quase acabadinho de sair do mar. Por isso, se não gosta de comprar “às pinguinhas”, sinta-se à vontade para fazer um stock de peixe bem composto em casa.

E NUNCA SE ESQUEÇA... Segundo um estudo sobre a importânci­a do consumo de pescado fresco, da investigad­ora do IPMA e do CIIMAR, Narcisa Maria Bandarra, três refeições à base de peixe é uma excelente contribuiç­ão para o bem-estar do organismo, prevenindo a obesidade, regulando os processos inflamatór­ios eo stress oxidativo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal