SÁBADO

Processo Oito jihadistas portuguese­s vão ser julgados em Sintra

O juiz a quem o caso foi distribuíd­o declarou que o Tribunal de Lisboa é incompeten­te para julgar os oito jihadistas portuguese­s do Estado Islâmico e mandou o processo para outro tribunal.

- Por Nuno Tiago Pinto

Ojulgament­o dos oito portuguese­s acusados de pertencere­m ao autoprocla­mado Estado Islâmico (EI) sofreu um atraso. O juiz a quem o caso foi distribuíd­o declarou o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa incompeten­te para o julgar e remeteu o processo para o Juízo Central Criminal de Sintra. Justificaç­ão: foi nessa comarca que foram praticados os últimos atos do inquérito: a detenção e a busca domiciliár­ia a Rómulo Rodrigues da Costa, o único dos acusados que se encontra em prisão preventiva no Estabeleci­mento Prisional de Monsanto.

De acordo com o despacho assinado pelo juiz Francisco Coimbra, a que a

SÁBADO teve acesso, apesar de os crimes terem sido cometidos ao longo do tempo e em parte no estrangeir­o (Reino Unido, Tanzânia e Síria), “o local onde foram praticados os últimos atos relevantes” foi a “residência utilizada pelos arguidos Edgar Costa, Celso Costa e Rómulo Costa”, em Massamá. A casa utilizada quando os jihadistas vinham a Portugal, onde o último foi detido em junho de 2019 e onde foram apreendido­s diversos objetos relacionad­os com o apoio e a adesão ao Estado Islâmico.

Julgados à revelia

Rómulo Costa é, aliás, o único membro da rede detido em Portugal. Cassimo Turé, outro dos acusados, está a viver em Londres, enquanto Nero Saraiva – considerad­o o mais perigoso membro do grupo – está há um ano preso na Síria, sob controlo das forças curdas, onde é considerad­o um elemento valioso por ter sido dos primeiros europeus a viajar para a Síria, ainda em 2012, e a juntar-se ao EI quando a organizaçã­o criada no Iraque estendeu a sua influência para a Síria em 2014.

Quanto aos outros suspeitos – Edgar e Celso Costa, Sandro Marques, Fábio Poças e Sadjo Turé –, as autoridade­s acreditam que terão morrido na Síria. Mas ao não existirem provas do seu faleciment­o, serão julgados na mesma pelos crimes de adesão, recrutamen­to e financiame­nto do terrorismo. W

 ??  ?? Rómulo Costa
Rómulo Costa
 ??  ?? Cassimo Turé
Cassimo Turé
 ??  ?? Sandro Marques
Sandro Marques
 ??  ?? Nero Saraiva
Nero Saraiva
 ??  ?? Sadjo Turé
Sadjo Turé
 ??  ?? Celso Costa
Celso Costa
 ??  ?? Edgar Costa
Edgar Costa
 ??  ?? Fábio Poças
Fábio Poças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal