SÁBADO

6 LIVROS ESSENCIAIS DE MARGARET ATWOOD

-

A ODISSEIA DE PENÉLOPE (2005)

Margaret Atwood reescreveu a Odisseia de Homero na perspetiva de Penélope, a mulher que foi fiel a Odisseu durante a sua ausência de 20 anos em aventuras com monstros e deusas. Ainda assim, quando regressou à Grécia Antiga, Odisseu matou todos os pretendent­es de Penélope e 12 das suas criadas. Nesta obra, a escritora canadiana questiona o que terá motivado este ato e o que andou Penélope a tramar...

O CORAÇÃO É O ÚLTIMO A MORRER (2015)

Para não variar passado numa sociedade distópica, O Coração É o Último a Morrer retrata um mundo consumista caído em decadência em que um casal sem-abrigo a viver num carro concorre a um lugar numa experiênci­a social chamada Projeto Positron. Entrar no programa significa ter direito a viver em segurança numa casa. Em troca, a cada dois meses terão de deixar a casa e viver na cela de uma prisão...

CHAMAVAM-LHE GRACE (1996)

Publicado originalme­nte em 1996 com o título Alias Grace, este livro centra-se na história verídica de uma jovem imigrante irlandesa chamada Grace Marks que em 1843, no Canadá, foi acusada de assassinar o proprietár­io da casa em que servia. Chamavam-lhe Grace (Bertrand Ed., 2018) valeu a Atwood um prémio Giller em 1996, além de ter ser sido finalista no prémio literário Man Booker Prize, entre outros.

RESSURGIR (1972)

Ressurgir, aqui numa edição da Relógio D' Água, de 2014, foi o segundo romance da escritora canadiana depois de uma década a publicar poesia. Recebida com elogios e comparaçõe­s a Sylvia Plath (na obra A Campânula de Vidro), Ressurgir é um tratado sobre a vitimizaçã­o e como evitá-la. O livro narra a viagem de uma jovem mulher até aos recônditos da natureza para investigar o desapareci­mento do pai.

SEMENTE DE BRUXA (2016)

Convidada pela editora Hogarth a recriar um clássico nas comemoraçõ­es do 400.º aniversári­o de Shakespear­e, Margaret Atwood escolheu A Tempestade. A figura central de Semente de Bruxa (título original: Hag-Seed) é Felix, o diretor artístico do Makeshiweg Theatre Festival e afamado encenador de produções fabulosas. Chegou a vez de Felix encenar A Tempestade de Shakespear­e como nunca ninguém vira.

A HISTÓRIA DE UMA SERVA (1985)

A história de uma serva chamada Offred que vive aprisionad­a numa sociedade em que o seu único propósito é conceber filhos para a classe dominante tornou-se um fenómeno devido à adaptação televisiva protagoniz­ada por Elisabeth Moss. E é o rosto da atriz, devidament­e caracteriz­ada, que se vê na capa da edição da Bertrand, que em fevereiro lançou também a versão novela gráfica deste clássico moderno.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal