SÁBADO

Passaporte­s por encomenda

Durante três anos, dezenas de brasileiro­s obtiveram a nacionalid­ade portuguesa através de um esquema que os registava falsamente como filhos ou netos de portuguese­s. O grupo cobrava milhares de euros para obter os documentos.

- Por Nuno Tiago Pinto

“Agradecido ao universo” pelo campeonato de 2019 No Jeonbuk, viveu um “momento único”, ao ser campeão na última jornada: venceu e o Ulsan, que só precisava de empatar, perdeu em casa. “Acreditei sempre, e estou agradecido ao universo por esse título especial.”

O susto com o derrame cerebral Em fevereiro de 2016, nos turcos do Antalyaspo­r, sofreu um grande susto com um derrame cerebral. “Hoje tenho uma visão diferente da vida, valorizo mais a felicidade.”

CARLOS TORRES

Um futebol de máscara e sem abraços nos golos

O futebol em tempos de pandemia é diferente? “Dentro de campo ninguém pensa no vírus”, diz José Morais, que não viu os jogadores retraírem-se. Mudanças? Usar máscara no balneário e no banco e evitar contactos a festejar os golos.

Todos fechados duas semanas

O campeonato sul-coreano ia começar a 29 de fevereiro e foi adiado para 8 de maio. “Em março, estivemos duas semanas confinados, todo o plantel, no centro de estágios, na altura crítica da Covid-19”, diz, elogiando a organizaçã­o do país. “As pessoas são muito tranquilas, vivem a um ritmo elevado, mas em paz e com alegria”.

Treinar o Benfica Começou a carreira de treinador em 1999, no Benfica B (foi aí que conheceu Mourinho), e admite que orientar o Benfica é um sonho. “Espero um dia treinar na I Liga portuguesa. Gostava de passar o meu conhecimen­to e contribuir para um futebol de qualidade no nosso país.”

O que é que ainda espera concretiza­r no futebol? “O meu sonho é continuar a influencia­r os meus atletas para se transforma­rem como seres humanos e serem grandes campeões.” E gostava de voltar a ganhar a Champions (venceu com Mourinho no Inter, em 2010).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal