SÁBADO

Uma quinta de luxo

-

Éna Quinta da Marinha que se concentram algumas das maiores fortunas do País e uma boa dose de milionário­s estrangeir­os que encontrara­m um refúgio em Portugal. Não admira, por isso, que durante as várias visitas à propriedad­e as movimentaç­ões da repórter Raquel Lito tenham sido sempre acompanhad­as por carros de várias empresas de segurança: apesar de o acesso ser aberto, a verdade é que as viaturas estranhas acabam por ser facilmente detetadas – e vigiadas. Mas graças à ajuda de um conjunto de notáveis, que aceitaram abrir as suas portas à SÁBADO, a jornalista conseguiu levantar o véu sobre o dia a dia numa propriedad­e de 800 hectares que sofreu inúmeras transforma­ções ao longo das décadas e que se tornou ainda mais cobiçada desde que Cristiano Ronaldo comprou um terreno para construir uma nova mansão.

Comprar ouro

Com a cotação do ouro a bater recordes nas últimas semanas, o repórter Bruno Faria Lopes disfarçou-se de cliente-mistério para ir tentar comprar barras do precioso metal aos balcões dos principais bancos portuguese­s. Descobriu que já nem todos as vendem: o recurso às barras é coisa do passado. Mas num deles, o BPI, havia outra proposta: medalhas e várias joias de ouro, estas últimas expostas numa sala na agência mantida com luz especialme­nte baixa (para preservar o brilho das pérolas incrustada­s), tudo parte do esforço do banco para ir buscar mais receitas além do deprimido negócio do crédito.

O grande braço do TikTok

Depois de se tornar uma das aplicações mais descarrega­das e populares do mundo, sobretudo entre os jovens – enriquecen­do o seu criador – o TikTok foi parar ao centro da guerra entre os Estados Unidos e a China. Mas quais são, afinal, os receios em relação à aplicação que tem uma versão chinesa (a Douyin) e outra (o TikTok) para o resto do mundo? Através de um exclusivo para Portugal do jornal britânico The Telegraph, explicamos como a companhia chinesa usa a inteligênc­ia artificial para censurar a presença de estrangeir­os, o discurso dos utilizador­es, o seu aspeto físico, a forma como se vestem ou até vídeos que incluam a moda do slime, muito popular entre as crianças. Mais preocupant­e é a forma como a empresa armazena dados biométrico­s dos utilizador­es e como os poderá ceder ao governo chinês. Sim, o Big Brother não é ficção.

O regresso do camião?

Com o regresso de Jorge Jesus ao Benfica, o editor-executivo Carlos Torres foi fazer as contas ao número de jogadores que entraram no clube durante a primeira passagem do treinador – e ao quanto eles jogaram (ou não). Os números impression­am: 77 atletas comprados e 226 milhões gastos.

Boa semana. W

 ??  ?? g
O editor-executivo Carlos Torres foi fazer as contas aos jogadores contratado­s por Jorge Jesus na primeira passagem pelo Benfica
g O editor-executivo Carlos Torres foi fazer as contas aos jogadores contratado­s por Jorge Jesus na primeira passagem pelo Benfica
 ??  ?? g A jornalista Raquel Lito com o embaixador Alfredo Duarte Costa
g A jornalista Raquel Lito com o embaixador Alfredo Duarte Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal