SÁBADO

BEIJOS EM LÁTEX E BOLAS DE TÉNIS

Com a Covid-19, muita coisa mudou na gravação de novelas: evitam-se abraços e beijinhos entre as personagen­s. Mas as cenas íntimas continuam. De que forma?

- Por Raquel Lito

Beijos técnicos e cenas de sexo entram numa nova era audiovisua­l: fazem-se em manequins de látex (culpa da ameaça da Covid-19). A ilusão vem de quem sabe da indústria, em Los Angeles, Estados Unidos. Havendo distanciam­ento social, e não sendo possível abdicar das intimidade­s na história porque as audiências descem, a produção da CBS, The Bold and the Beautiful (Malha de Intrigas, na tradução portuguesa), optou por recorrer às bonecas. Os atores contracena­m com segurança. “Está a funcionar muito bem”, assegurou ao jornal The New York Times o produtor Bradley Bell.

Quanto à ficção portuguesa, a atriz Mariana Monteiro inaugura o beijo técnico a uma bola de ténis (devidament­e desinfetad­a). A cena foi gravada em junho num décor de cama de hospital para a telenovela Terra Brava (SIC), da produtora SP Televisão. Recorreu-se ao efeito chroma key, ou seja, edição do cenário (cujo fundo verde é trocado por uma imagem de vídeo). A bola permitiu-lhe evitar o contacto com o ator com quem contracena. João Catarré gravou antes, deitado na referida cama – e a pós produção fez o resto, juntando as sequências. Parece que a atriz está a beijar o galã doente;

“ANDA TODA A GENTE À PROCURA DE SOLUÇÕES PARA QUE A COVID-19 NÃO MATE A FICÇÃO”, DIZ JOSÉ MARTINS

na realidade é a tecnologia a funcionar. “Fez-se uma vez. A maior parte das vezes, tenta-se resolver através da realização”, explica à SÁBADO o diretor de atores desta produção, José Martins.

O posicionam­ento das câmaras consegue iludir o distanciam­ento do elenco, acrescenta José Martins, “cumprido com rigor”: “Anda toda a gente à procura de soluções para que a Covid-19 não mate a ficção.”

Etapas de gravação

Na produtora concorrent­e, a Plural, reduzem-se as cenas de pequenos toques, como beijinhos, abraços e apertos de mão. Com três telenovela­s em curso para a TVI – Quer o Destino, Amar Demais e Bem me Quer –, a retoma das gravações de intimidade­s faz-se há um mês.

Quando há cama, há planificaç­ão ainda mais rigorosa. O diretor de produção da Plural, Pedro Miranda, enumera as etapas à SÁBADO: concentram-se tais cenas para o início da semana; nos últimos dias úteis da anterior, os atores envolvidos fazem testes; e no fim de semana ficam confinados em casa. “Temos um médico de Medicina do Trabalho que está cá diariament­e”, diz. Os primeiros atores a representa­rem maior proximidad­e foram Pedro Teixeira e Maya Booth em Quer o Destino. Dadas as circunstân­cias, o ambiente de início estava tenso. Mas depois fluiu. W

 ??  ?? 1 1
Elenco da produção da CBS, The Bold and the Beautiful. Os manequins são usados nas cenas íntimas
2
Maya Booth e Pedro Teixeira em Quer o Destino: foram dos primeiros a representa­r intimidade no pós-pandemia
3
A atriz Mariana Monteiro a beijar uma bola de ténis numa cena de Terra Brava (SIC) 3 2
1 1 Elenco da produção da CBS, The Bold and the Beautiful. Os manequins são usados nas cenas íntimas 2 Maya Booth e Pedro Teixeira em Quer o Destino: foram dos primeiros a representa­r intimidade no pós-pandemia 3 A atriz Mariana Monteiro a beijar uma bola de ténis numa cena de Terra Brava (SIC) 3 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal