SÁBADO

A MÁQUINA DE CENSURA CHINESA DA TIKTOK

TRUMP CONTRA O TIKTOK

- Por Laurence Dodds / The Telegraph / The Interview People

O TikTok criou uma máquina de censura e recolha de dados biométrico­s. Agora enfrenta os EUA

Pais comicament­e ofendidos, ébrios concertos de piano e teorias da conspiraçã­o sobre crianças traficadas escondidas em armários: é um fim de tarde normal na TikTok, a app de partilha de vídeos usada por mais de 500 milhões de pessoas no mundo ocidental.

As coisas não parecem ser muito diferentes na Douyin, a versão chinesa da TikTok, em que um boom de vídeos em direto forjou novos milionário­s das redes sociais. Nos bastidores, no entanto, os cidadãos chineses que alimentam esse streaming de vídeo são sujeitos a um complexo regime de vigilância e censura automatiza­dos.

Um dos sistemas usados pode recorrer ao reconhecim­ento facial para analisar as emissões dos que fazem estes vídeos em direto para calcular a sua idade e denunciá-los a um moderador humano se parecerem ter menos de 16 anos.

Outro verifica se o rosto dos utilizador­es correspond­e ao dos seus bilhetes de identidade antes de os deixar transmitir vídeos, excluindo automatica­mente estrangeir­os e pessoas de Hong Kong.

Um terceiro atribui aos autores dos vídeos, de quem se espera que preservem “a ordem pública e os bons costumes”, uma “classifica­ção de segurança”, semelhante a uma “pontuação do crédito”. Se descerem abaixo de um certo nível, são automatica­mente punidos.

Ao mesmo tempo, é usado o reconhecim­ento de voz e de mensa- Q

 ??  ?? Sociedade
Sociedade
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal