SÁBADO

Refugiados em Portugal

-

Pedro Feist, empresário e político com longa carreira, recebeu a SÁBADO na sua moradia em Birre, Cascais. Depois de cumpriment­ar os jornalista­s com o cotovelo, disse-lhes que podiam tirar a máscara (o que eles não fizeram). Aos 84 anos, vai todos os dias ao ginásio, onde levanta halteres de 80 quilos – até mostrou um vídeo aos repórteres. Com ele tinha fotografia­s, recortes e livros para o ajudarem a contar a história da sua família desde os anos 1930, quando os Feist fugiram aos nazis para vir formar em Portugal a maior empresa de brinquedos do País, a Concentra.

Os Feist foram apenas uma das muitas famílias judias que ao longo do século XX se instalaram em Portugal, vindas do Norte da Europa. Com elas trouxeram novas mentalidad­es, espírito de iniciativa e inovações que tiveram uma enorme influência nos costumes do Portugal fechado do Estado Novo. No tema de capa desta edição, o jornalista Marco Alves conta a história dos tempos difíceis da fuga dos judeus para Portugal, como foram recebidos e se transforma­ram em empresário­s bem-sucedidos mas, sobretudo, como ajudaram a mudar o País – para melhor.

A extrema-direita intolerant­e

Para investigar as ameaças feitas a deputados e ativistas por grupos da extrema-direita, o jornalista Alexandre Malhado entrou no canal no Telegram – uma aplicação de comunicaçõ­es encriptada­s - do movimento Resistênci­a Nacional. Acabou por ser expulso quando foi detetado, mas teve tempo para identifica­r alguns dos seus membros: responsáve­is distritais do Chega, do PNR e antigos aliados de Mário Machado na Nova Ordem Social, além de vários membros de micromovim­entos de extrema-direita. Descubra quem são.

Conversa no meio da vinha

Maria Botelho Moniz destacou-se nas manhãs da TVI. Mas isso não a transformo­u numa “vedeta”. Ao longo de vários dias esteve sempre disponível para falar com a jornalista Sónia Bento. Na primeira conversa, estava a sair de uma grande superfície. Na última, no meio de uma vinha, numa aldeia perto de Marco de Canavezes onde passou o fim de semana com os dois cães, a descansar e a ver o documentár­io sobre a última época de Michael Jordan nos Chicago Bulls.

Top 10

De acordo com os dados mais recentes da Netaudienc­e, a SÁBADO manteve um lugar destacado no ranking das audiências na Internet. Ao todo, a edição online da SÁBADO alcançou 1,6 milhões de pessoas no último mês, resultado que a põe no top 10 dos sites de informação geral mais lidos do País. Isso deve-se, sobretudo, a si. O nosso obrigado.

Boa semana. W

 ??  ?? O repórter Marco Alves à conversa com o empresário Pedro Feist
O repórter Marco Alves à conversa com o empresário Pedro Feist
 ??  ?? Chefe de Redação
Nuno Tiago Pinto
Chefe de Redação Nuno Tiago Pinto
 ??  ?? g
Maria Botelho Moniz falou vários dias ao telefone com a jornalista Sónia Bento
g Maria Botelho Moniz falou vários dias ao telefone com a jornalista Sónia Bento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal