SÁBADO

CHUVADA VALENTE

FORÇA DA NATUREZA

- PEDRO MARTA SANTOS

k Com entrada direta em muitos mercados de VOD e straight-to-video, este inqualific­ável Força da Natureza estreia nas salas portuguesa­s, talvez como método profilátic­o para mantermos o distanciam­ento do grande ecrã.

O realizador Michael Polish nunca fez um filme que se visse (o mais próximo que esteve foi com o curioso Northfolk), mas ao menos esforçava-se nos tempos áureos de sofrível ‘autor’ em sistema industrial.

Aqui, veste a pele de diretor de ação de terceiro nível em regime low-budget para lançar aos encontrões um jovem agente suicida (Emile Hirsch, a provocar-nos os mesmos instintos), um polícia doente (Mel Gibson, substituin­do Bruce Willis no projeto sem diferenças detetáveis), a filha deste (Kate Bosworth, esposa de Polish na vida real) e um vilão cujas ressonânci­as bíblicas – dá pelo nome de João Baptista – rimam com o furacão de categoria 5 que assola San Juan, capital de Porto Rico, embora não chegue para arrasar o filme mais depressa.

O cenário é um bloco de apartament­os fustigado pela chuva, onde Mel e Kate vivem e 55 milhões de dólares esperam por Baptista numa residência blindada.

Há flashforwa­rds parvos, backstory explicativ­a a dar com um pau, putativos nazis originais em 2020, uma história de amor metida às três pancadas e um desejo fervoroso do espetador para que o edifício alvo dos tiroteios desapareça sob as águas. W

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal