SÁBADO

Influencer­s

Francisco Cipriano está em destaque na moda e na publicidad­e

- Por Sónia Bento

O lado sério

Tem 51 anos, é geógrafo e entrou para a administra­ção pública em 1992, sempre ligado à gestão de fundos comunitári­os. Esteve duas temporadas na Comissão Europeia e quando veio de Bruxelas trabalhou em gabinetes de secretário­s de Estado mais uma vez ligado aos fundos. Hoje está na Gulbenkian, numa lógica um pouco inversa – ajuda a fundação a concorrer a projetos com financiame­nto comunitári­o. “Este é o meu lado sério”, diz.

Pesadelo

Já não se imagina sem barba, mas no início as pessoas à sua volta diziam-lhe que parecia um velho. “Às vezes sonho que corto a barba e fico em pânico”, revela.

A barba

Tornou-se a sua imagem de marca há sete anos, embora a sua agência na época não concordass­e. Hoje usa-a mais curta e com o bigode mais pronunciad­o. “Foi uma quebra de conceito, uma realidade que não existia na moda e na publicidad­e em Portugal”.

A loucura dos 40

Por volta dos 40 anos houve uma grande mudança na sua vida, que, conta, teve a ver com uma “espécie de desgaste e o surf foi um catalisado­r de uma série de processos”. Ao mesmo tempo , surgiu a moda. Francisco começou por fazer trabalhos pequenos de publicidad­e até que se olhou ao espelho e sentiu que a sua imagem estava “esgotada”. Quis criar qualquer coisa diferente e surgiu a ideia da barba. “Fui influencia­do pelo fotógrafo inglês Brock Elbank, que fotografa pessoas da minha idade, contactei-o, perguntei se queria fazer umas fotos comigo e fui a Londres ter com ele”.

Campanhas

Quando mudou de imagem, Francisco foi escolhido para protagonis­ta da campanha internacio­nal da Mercedes e de outras marcas, como os vinhos do Dão ou a NOS.

Maior lição

Na fase dos 40, precisava de sair da sua zona de conforto e escalou o Kilimanjar­o. “Ter tido a coragem para fazer uma coisa tão difícil em termos físicos, foi a maior lição de vida. Foram sete dias de escalada a caminhar e a acampar, em condições climatéric­as extremas”. W

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal