SÁBADO

Diga Olá a...

Germano da Silva, que explica a Revolução Liberal do Porto

- Germano da Silva Por Filipa Teixeira

quando cruza a rua Sá da Bandeira está a cruzar o nome de uma figura do liberalism­o português? Faça a viagem à época que valeu ao Porto o epíteto de cidade Invicta.

Porque é que a Revolução Liberal se iniciou no Porto?

Este sentimento foi sendo adquirido pelos mercadores do Porto desde o séc. XIII. Assimilava­m as ideias de fora e chegavam com vontade de fazer uma cidade moderna e liberal. 1820 foi o momento da explosão.

Era uma altura complicada…

A corte estava no Brasil, estávamos a ser governados por uma junta governativ­a, mas quem mandava eram os ingleses. Em 1817 houve a revolta de Gomes Freire de Andrade, mas ele foi enforcado. Isso foi o rastilho que levou uma elite do Porto a congeminar uma revolta. Fundaram o Sinédrio e fizeram uma proclamaçã­o no campo de Santo Ovídio, atual Praça da República.

Porque é que a revolta falhou no primeiro momento?

D. João VI morre em 1826 e abre um problema de sucessão. D. Pedro abdica em nome da filha, chama D. Miguel para este se casar com ela e diz-lhe que tem de aceitar a Constituiç­ão de 1826. Logo na primeira reunião do parlamento ele proclama o absolutism­o. Em 1828, o avô do Eça de Queirós, que era conselheir­o, convence os regimentos de Aveiro a levantarem-se contra D. Miguel. Consegue a adesão do Porto e proclama a restituiçã­o do liberalism­o, mas D. Miguel dá cabo da revolução.

É então que D. Pedro volta?

D. Pedro vai para a ilha Terceira e a partir daí forma a expedição que desembarca no Pampelido, onde está o padrão da Memória. Depois vem a pé até ao Porto, mas fica cercado 13 meses.

Como resistiu ao cerco?

Quem nos safou foi o Sá da Bandeira, que chamou D. Pedro para lhe dizer que tinha que tomar conta da Serra do Pilar para as forças absolutist­as não arrasarem a cidade a partir de lá. Essa foi a grande vitória do Porto e é por isso que essa parte está incluída no Património da Humanidade.

É do cerco que vem a alcunha de cidade Invicta…

D. Pedro IV deve muito ao Porto, daí ter-lhe doado o coração. De salientar que as mulheres tiveram um papel importantí­ssimo durante o cerco. Desfizeram-se das roupas brancas para fazer ligaduras. D. Pedro IV depois homenageou-as criando o jardim de São Lázaro.

A cidade mantém este espírito liberal?

Tivemos o exemplo do Coliseu quando ia ser vendido à IURD. As elites frequentav­am o Clube Portuense, o Ateneu, mas o Coliseu era do povo. Aquela indignação foi espontânea. Isso é o espírito liberal do Porto. W

As mulheres tiveram um papel importantí­ssimo durante o cerco e D. Pedro homenageou-as criando o jardim de São Lázaro Quem nos safou foi o Sá da Bandeira, que chamou D. Pedro para lhe dizer que tinha que tomar conta da Serra do Pilar

 ??  ?? Foi jornalista e hoje guia grupos em visitas imperdívei­s pela cidade. Em 2017 foi agraciado com a Ordem de Mérito, grau de Comendador pelo Presidente da República
Foi jornalista e hoje guia grupos em visitas imperdívei­s pela cidade. Em 2017 foi agraciado com a Ordem de Mérito, grau de Comendador pelo Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal