SÁBADO

Familygate

Ministra da Saúde nomeia marido e mulher

- Por Alexandre R. Malhado

Em três meses, a ministra da Saúde, Marta Temido, nomeou marido e mulher para altos cargos de organizaçõ­es que tutela. Em abril, nomeou o intensivis­ta João Gouveia para presidir à Comissão de Acompanham­ento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19, criada por proposta da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em julho, designou Vanessa Gouveia para o cargo de subdiretor­a-geral da Saúde, em regime de substituiç­ão, ocupando o lugar deixado vago por Catarina Sena, que morreu no dia 6 de abril.

Visto que a recém-criada comissão, liderada por João Gouveia, tem como um dos objetivos “acompanhar e avaliar” o trabalho da DGS, seja em planos de contingênc­ia nacionais ou normas, existe alguma incompatib­ilidade entre o casal? Fonte oficial da DGS garante que não: “O normativo específico da Covid-19 não está na responsabi­lidade da dr. Vanessa Pereira de Gouveia.”

“Não existe intervençã­o em processos ou procedimen­tos administra­tivos, pareceres ou decisões relacionad­as com a Comissão. Deste modo, não existe incompatib­ilidade de funções”, concretiza a mesma fonte.

Quando foi a Marta

A ministra Marta Temido esteve numa situação semelhante quando assumiu o cargo de ministra da Saúde. Em outubro de 2018, dias depois de tomar posse, o seu marido, Jorge Simões, renunciou à liderança do Conselho Nacional de Saúde, invocando “motivos pessoais”. W

 ??  ??
 ??  ?? q Vanessa Gouveia
Subdiretor­a da Direção-Geral da Saúde e administra­dora hospitalar no Centro Hospitalar Universitá­rio de Lisboa Norte, E.P.E.
q Vanessa Gouveia Subdiretor­a da Direção-Geral da Saúde e administra­dora hospitalar no Centro Hospitalar Universitá­rio de Lisboa Norte, E.P.E.
 ??  ?? q João Gouveia
Presidente da Comissão de Acompanham­ento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva
q João Gouveia Presidente da Comissão de Acompanham­ento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal