SÁBADO

Vinhos Ensaio Extremes, o trio de monocastas da Quinta da Extrema

Rabigato, Tinta Francisca e Tinto Cão formam o novo trio de vinhos monovariet­ais da Quinta da Extrema, no Douro Superior. São exemplares bem afinados de três castas típicas da região.

- Por Rita Bertrand

O exemplar de Tinto Cão é o mais perfeito do trio de Ensaios Extremes. Apresse-se a comprar, deve esgotar depressa

Ensaios Extremes, diz quase tudo o que estes vinhos são. Por um lado, “são fruto de um experiment­alismo continuado na adega, adaptando práticas para potenciar o caráter das castas e lhes dar o melhor enquadrame­nto possível”, como explica o enólogo Jorge Rosa Santos, que trabalha em parceria com Rui Lopes.

Por outro, e aqui entramos na segunda parte do nome, trata-se de vinhos estremes (nome técnico para monovariet­ais) e vêm da Quinta da Extrema, uma das quatro que a empresa Colinas do Douro tem e que fica no extremo sudeste da região demarcada, possuindo terroir único, na confluênci­a do solo xistoso, típico do Douro, e do granítico da vizinha Beira, e uma altitude de 640 metros.

Diferencia­dores, para quem quer conhecer, no seu esplendor, três castas tradiciona­is durienses, estes Ensaios Extremes querem mostrar, não resultados finais, “porque o experiment­alismo continua”, mas perfis afinados, baseados num confronto singular: elegância, dada pela frescura da altitude, e músculo, típico do Douro quente.

O exemplar branco, de Rabigato (colheita de 2019) mostra um vinho fermentado em barricas, e melhorado pelo estágio (curto, para evitar a oxidação) sobre as borras da fermentaçã­o, de uma casta pouco aromática, que por isso mesmo costuma emparelhar com outras, com maior amplitude. Com ligeiro tanino, acutilante, melhorará com mais um ano em garrafa.

A Tinta Francisca é uma casta muito presente nos lotes de vinho do Porto, mas com pouca área plantada, por isso raramente se vê em monovariet­ais. A coleção Ensaios Extremes vem colmatar a lacuna, com um tinto (da colheita de 2018) de perfil moderno e boa acidez (a altitude da quinta ajuda, a exposição da parcela, sombria e junto a uma linha de água, também), aromas a fruta vermelha madura e um toque herbáceo.

Da vindima de 2018, o exemplar de Tinto Cão – o primeiro que satisfez a equipa de enólogos, que testou a casta a partir de vários talhões da quinta, com diferentes tratamento­s (fermentaçõ­es em lagar, com ou sem engaço, etc.) – é o mais perfeito do trio. Frutado e com vegetais em fundo, guloso mas fresco, volumoso mas macio, assegura uma gloriosa estreia a estes ensaios. Pena ser também uma raridade: só foram feitas 649 garrafas, enquanto as de Tinta Francisca ultrapassa­m as 3.200 e as de Rabigato as 1.300. Não tarda, esgotam. W

 ??  ?? A quinta fica no extremo sudeste da região demarcada, a 640 metros de altitude
A quinta fica no extremo sudeste da região demarcada, a 640 metros de altitude
 ??  ?? Os Ensaios Extremes de Rabigato, Tinto Cão e Tinta Francisca estão à venda por €18,50
Os Ensaios Extremes de Rabigato, Tinto Cão e Tinta Francisca estão à venda por €18,50

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal