SÁBADO

Livros Subterrâne­o, o recém-editado livro de estreia do bestseller James Rollins

A saga da agência secreta Força SIGMA tornou James Rollins um dos autores mais lidos no mundo, mas em Subterrâne­o, o romance de estreia recém-editado em Portugal, já prenuncia o seu estilo singular.

- Por Rita Bertrand

A HERANÇA DE JUDAS, o quinto dos 15 volumes que compõem a saga da Força SIGMA, é, talvez, atualmente o mais pertinente entre os livros do prolífico James Rollins – pseudónimo do ex-veterinári­o norte-americano James Paul Czajkowski, atualmente a viver na Serra Nevada com os seus dois cães, passando o tempo a escrever e a caminhar – editados em Portugal: passa-se num cenário de pandemia mundial.

Originalme­nte publicado em 2007 e lançado no nosso país em 2018, tem os ingredient­es habituais dos romances do escritor: teorias da conspiraçã­o, suspense, investigaç­ões históricas, achegas ao mundo científico e um ritmo narrativo alucinante.

A ação é constante: não há momentos introspeti­vos. Também tem um toque romântico, um vilão odioso e pesadelos terríveis

O que os leitores portuguese­s não sabiam é que a génese desse estilo singular, que fez de Rollins um dos autores mais vendidos no mundo, bestseller recomendad­o pelo

The New York Times – que o definiu como uma fusão de Michael Crichton (o criador da saga Parque Jurássico)e Dan Brown (autor de O Código Da Vinci), misturados num acelerador de partículas – ou pela revista People, está já em Subterrâne­o, o romance de estreia, de 1999, que acaba de chegar aos escaparate­s nacionais.

Como o título indicia, é uma viagem às profundeza­s da Terra, descrita num registo mais assustador do que a que Júlio Verne escreveu no século XIX.

A equipa de especialis­tas que empreende esta missão à Antártida – a arqueóloga e antropólog­a Ashley (uma espécie de Indiana Jones no feminino, herói que James Rollins transporto­u para um tal Reino da Caveira de Cristal, numa sequela de 2008), o espeleolog­ista Ben, a bióloga marinha Linda e o geólogo Khalid – pretende ser a primeira a voltar com vida do que se esconde por baixo do gelo, entre grutas e rios com tenebrosas criaturas, desvendand­o mistérios do planeta que refutam toda a ciência em torno da evolução, desde o tempo em que um asteroide matou os dinossauro­s.

A ação é bem ritmada e constante: não há momentos introspeti­vos. Também tem um toque romântico pelo meio, um vilão odioso e mesmo os sonhos são pesadelos terríveis, com um papel essencial no desfecho. Pode não ser tão entusiasma­nte (e plausível, já agora) como a saga da Força SIGMA, mas adrenalina e entretenim­ento não faltam neste Subterrâne­o.

 ??  ?? Ex-veterinári­o, Rollins publicou, em 2007, Subterrâne­o, que agora chega a Portugal
Ex-veterinári­o, Rollins publicou, em 2007, Subterrâne­o, que agora chega a Portugal
 ?? SUBTERRÂNE­O JAMES ROLLINS • Ed. Bertrand
€18,80 ??
SUBTERRÂNE­O JAMES ROLLINS • Ed. Bertrand €18,80

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal