SÁBADO

As regras de estilo exigem roupa preta em todas as viagens

... roupa preta, para o caso de uma morte inesperada a obrigar a usar um tom mais discreto. As cores mais vivas estão reservadas para se destacar nas multidões e o verniz é o mesmo há 30 anos.

- Por Ana Taborda

Para uma pessoa comum, é pouco provável que a morte do pai provocasse um incidente com roupa. Mas Isabel II nunca foi uma pessoa comum. Em 1952, quando o rei George VI morreu, a futura Rainha estava numa viagem oficial ao Quénia e teve de regressar de emergência ao Reino Unido. Problema: na bagagem tinha apenas um vestido com um estampado floral e não era aceitável sair do avião vestida com outra cor que não preto. A comitiva fez uma primeira paragem no Norte de África – para avisar Buckingham de que devia fazer chegar um traje de luto ao aeroporto – e, já em Londres, o avião parou num local remoto e Isabel II mudou de roupa ainda lá dentro. Quando saiu, tinha já à sua espera o então primeiro-ministro, Winston Churchill, e o seu tio, o duque de Gloucester.

A partir desse dia, 6 de fevereiro de 1952, nunca mais um membro da família real britânica viajou sem um traje de luto. E essa é apenas uma das muitas regras de estilo da família real britânica. Tudo é pensado ao pormenor: o guarda-roupa da Rainha é desenhado de modo a que consiga facilmente acenar, os vestidos têm pequenos pesos de chumbo nas bainhas (com 30 gramas cada) para que uma rajada de vento nunca apanhe Isabel II numa situação compromete­dora e até as carteiras transmitem sinais ao staff – se a trocar de mão é sinal de que quer pôr fim a uma conversa; se a puser em cima da mesa, a refeição terminará em breve.

Dar nas vistas entre a multidão

Mas as regras não se aplicam apenas à Rainha. Se Kate Middleton quiser ser loura, por exemplo, não pode: é suposto que a cor de cabelo se mantenha natural, tal como a maquilhage­m e o tom das unhas – Isabel II usa a mesma marca e cor de verniz desde 1989. O dress code aplica-se também aos mais pequenos: os rapazes começam a usar calças por volta dos 8 anos – até aí só calções. Também não é suposto ofuscar Isabel II: na sua presença, a realeza usa cores mais discretas. Já a própria pode ser vista de fúchsia, amarelo ou verde-alface – as cores vivas ajudam-na a distinguir-se da multidão e permitem a mais pessoas afirmar que viram a Rainha – e terem a certeza disso. Para que Isabel II esteja sempre bem, há um funcionári­o encarregue de usar o seu calçado novo até que esteja confortáve­l (só pode caminhar em cima de uma carpete). E nem a pandemia apanhou a Rainha despreveni­da: já era habitual usar luvas para se proteger de germes quando tinha de cumpriment­ar centenas de pessoas. W

A COR DO CABELO, DA MAQUILHAGE­M E DAS UNHAS DEVE SER NATURAL - ISABEL II USA O MESMO VERNIZ DESDE 1989

 ??  ?? Isabel II a sair do avião depois da morte do pai. O preto está reservado para estas ocasiões
Isabel II a sair do avião depois da morte do pai. O preto está reservado para estas ocasiões
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal