SÁBADO

A vida de Idris Elba, um dos protagonis­tas de O Cowboy do Asfalto

Para alguns é o homem mais sexy do mundo. Para quase todos, Idris Elba é um dos atores mais carismátic­os da sua geração. DJ, praticante de MMA e entusiasta da velocidade, regressa em O Cowboy do Asfalto, na Netflix.

- Por Pedro Marta Santos

MESMO QUE NÃO esteja montado num cavalo – é assim que surge pelas ruas de Filadélfia no seu filme mais recente, agora disponível em streaming, baseado na subcultura de equitação urbana da Pensilvâni­a –, Idrissa Akuna Elba transmite uma imponência natural que nos gera a impressão de o observamos sempre de baixo para cima. Trata-se de uma mistura de respeito e inveja: filho de um serra-leonês e de uma ganesa cedo imigrados no Reino Unido, Elba tem 1,89 m, um sentido de estilo que o torna eterno candidato a substituir Daniel Craig como James Bond – seria um tour de force curioso, o 007 de Ian Fleming com energia africana cockney – e uma experiênci­a real da vida nas ruas assegurand­o-lhe credibilid­ade.

Vindo das classes trabalhado­ras, de carreira feita a pulso que incluiu turnos da noite como operário na Ford (o pai era aí mecânico) ou em recauchuta­gens, estreou-se numa comédia francesa de 1999, Belle Maman. Mas foi como o implacável traficante de Baltimore, Russell “Stringer” Bell, ao longo de 37 episódios de The Wire – a melhor série televisiva da História? – que Idrissa se tornou Idris, a força da natureza temida antes de ser admirada. Embora do outro lado da lei, a ambiguidad­e de Luther, a série e o detetive que o celebrizar­am entre 2010 e 2019, tornou-se uma imagem de marca, garantindo-lhe o Globo de Ouro e uma chuva de nomeações aos Emmys. É nessa corda sob o precipício que Elba gosta de trabalhar: funambulis­ta do bem e do mal, a voz de barítono é uma caixa de ritmos contrastan­tes.

O Universo Marvel consagrou-o – é Heimdall na saga Thor – e deu-lhe conforto financeiro para sete vidas, mas é pena que a sede de diversidad­e o leve a disparar para todo o lado, acertando demasiadas vezes em projetos medíocres, dos thrillers de ciúme para Tyler Perry a séries light canceladas à primeira temporada.

Mas Elba já mostrou ser capaz tanto de protagonis­mo romântico musculado (The Mountain Between Us, ao lado de Kate Winslet; foi numa pausa da rodagem que conheceu a atual mulher, a canadiana Sabrina Dhowre) como de papéis secundário­s de prestígio (o advogado reto de Molly’s Game).

Aprecia um bom combate a sério – após 12 meses de treino em kickboxing, derrotou, no ringue Lionel Graves, um lutador de MMA (Mixed Martial Arts) bastante mais novo – mas duas faixas de R&B e um whisky de malte ao fim da tarde também lhe assentam bem. E alguém fica melhor de fato que ele?

De estatura imponente, tem um sentido de estilo que o torna eterno candidato a substituir Daniel Craig como James Bond

 ??  ?? Celebrizad­o com Luther, Idris Elba consagrou-se na saga da Marvel, Thor
Celebrizad­o com Luther, Idris Elba consagrou-se na saga da Marvel, Thor
 ??  ?? O Cowboy do Asfalto estreia esta quinta feira, 1 de abril, na Netflix
O Cowboy do Asfalto estreia esta quinta feira, 1 de abril, na Netflix

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal