SÁBADO

Dez anos de Primavera Árabe

-

Começou tudo no dia 18 de dezembro de 2010, na Tunísia. Imolava-se pelo fogo, como os monges do Vietname, como Jan Palach em Praga, como Plocek, Kalanta, Krajowa, Siwiec, Zajic, em todo o Leste debaixo da bota da URSS, como Homa Darabi, no Irão, ou Mohamed Bouazizi, um jovem vendedor ambulante. Conhecido como Baabousa, estava cansado de viver na miséria, perseguido pela burocracia policial, incapaz de pagar subornos, condenado à morte lenta dos esquecidos.

Esta modesta fogueira humana propagou-se a toda a pradaria regional.

Em 2011, vinte países do mundo árabe e islâmico, incluindo o Irão e a Indonésia, tiveram incêndios político-sociais de dimensões diversas, protagoniz­ando choques entre a rua e o palácio.

Já é tempo de fazer um balanço. A primeira verificaçã­o é a de que, apesar da inquietaçã­o, da dramatizaç­ão, da mediatizaç­ão, não houve imediatame­nte transforma­ções radicais na estrutura do poder.

Em boa verdade, só caíram três regimes e igual número de homens-fortes: Hosni Mubarak, no Egito, e Zine Ben Ali, na Tunísia, próximos do chamado Ocidente, e Muammar Gaddafi, na Líbia, animal político não encaixável perfeitame­nte em nenhum modelo, exceto o dos autocratas messiânico­s. Se descontarm­os o discurso autojustif­icativo: “Eu não sou nada, as massas são tudo.”

Em contrapart­ida, iniciaram-se ruturas cujos resultados ainda não são evidentes, com guerras civis internacio­nalizadas na Síria e no Iémen, para além da já citada Líbia e do Iraque, e os território­s desses ex-estados divididos, ocupados por forças estrangeir­as ou verdadeira­s terras de ninguém, disputadas por todos. Q

Q Nas outras entidades (incluímos aí os representa­ntes conflituai­s da nação palestinia­na, a reconhecid­a Autoridade e o Hamas), não houve nem mudança do regime nem do sistema do governo, mas a chamada “sociedade civil” agigantou-se e criou mecanismos que tiveram de ser admitidos por Presidente­s e monarcas, executivos e parlamento­s.

Nunca na história regional houve tantas amnistias fiscais e políticas, governos demitidos, novos jornais, ráMoçambiq­ue dios e televisões, iniciativa­s e fóruns de discussão, prisioneir­os políticos libertados, reintegrad­os e às vezes colocados no poder, comissões de inquérito, associaçõe­s de defesa de direitos, grupos de pressão e interesse, ou iniciativa­s “independen­tes”.

Nalguns estados, o processo de reforma foi breve, mas deixando consequênc­ias profundas, essencialm­ente derivadas de concessões do trono à rua (o caso de Marrocos e Jordânia).

Noutros foi abortado, mas regressou em 2020 (Sudão, Líbano), noutros ainda nunca evoluiu de contestaçã­o muito localizada ou sem resultados nacionais (Irão, Indonésia, Arábia Saudita). E no Egito a “vacina” do desgoverno da Irmandade Muçulmana levou a um regresso ao tempo dos “militares como força social”.

Alguns dizem que as “democracia­s” foram a melhor barreira contra o caos, como no caso da Indonésia. Mas a verdade é que, num modelo ainda largamente soviético, como o argelino, ou constantem­ente a invocar ameaças externas, como o iraniano, foi o peso do

Estado que filtrou a mínima abertura.

Não esqueçamos ainda o papel das comunidade­s árabes migrantes a viver na Europa e nos EUA, grande fonte de “apoio moral” às revoltas nos torrões natais.

Por fim, o jihadismo e o “islamismo intolerant­e” cresceram também: a abertura do subsolo não traz só água pura.

Nem controlada­s nem ignoradas pelo Ocidente, as “revoltas árabes” foram essencialm­ente o sinal de aviso para as oligarquia­s de estados relativame­nte recentes (com exceção do Egito e Irão). Precisavam de mudar de vida. Ou seriam mudadas.

Mas convém não alinhar em entusiasmo­s morais sobre os sucessores.

Muitas promessas foram esmagadas, muitos libertador­es voltaram a prender, muitas vítimas da fome engordaram, muitos idealistas reinaram, mas ineficazes.

Adaptando Lampedusa, leões e leopardos foram substituíd­os por chacais, hienas e cordeiros.

Mas a história não acabou. W

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal