SÁBADO

The Nevers é a grande estreia sobre mulheres fortes da HBO

Joss Whedon criou um novo universo feminino: The Nevers estreia a 12 de abril na HBO Portugal e fala de mulheres amaldiçoad­as e perseguida­s pela sociedade.

- Por André Santos

AO LONGO de uma sessão de Zoom com atores da nova série de Joss Whedon, The Nevers,

que estreia a 12 de abril na HBO, uma jornalista faz repetidame­nte a pergunta: “Porque é que nos sentimos tão atraídos pela criação de histórias na era vitoriana?” Está longe de ser uma pergunta preguiçosa, porque a ficção continua a explorar autores da época, reimagina novos universos nela, é a fundação do subgénero steampunk (um retrofutur­ismo inspirado pela Revolução Industrial, presente nesta série) e é agora cenário para se falar de desigualda­de, misoginia e racismo em The Nevers. Faz todo o sentido.

Quem são os The Nevers?

Ninguém. Na verdade, são referidos como as touched (tocadas), mulheres que foram abençoadas/amaldiçoad­as com superpoder­es. Não são super-heroínas, não são vilãs, mas antes vistas como aberrações.

Por serem mulheres, elas não são vistas como heroínas. E, como em X-Men, há uma espécie de Professor Xavier: Lavinia Bidlow (Olivia Williams), uma mulher rica que as acolhe no Orfanato. Também há uma vilã, Maladie (Amy Manson), que tem qualquer coisa de Magneto, também de X-Men.

O que sobressai em The Nevers é o discurso sobre uma sociedade mais justa. Laura Don

“Há temas na série – como o racismo, a misoginia e os ideais de igualdade e justiça –, que ainda são atuais”, diz a atriz Laura Donnelly

nelly, que interpreta a protagonis­ta, Amalia True, responde assim à pergunta da era vitoriana: “Há temas da série muito atuais: racismo, misoginia e ideais de igualdade e justiça; como se cria uma sociedade igual e livre. A era vitoriana é passado, mas está muito próxima.”

Ann Skelly, cuja personagem (Penance Adair) foi abençoada com dotes de inventora, conclui: “Estamos num mundo dominado por tecnologia. A era vitoriana é muito pós-industrial e é o ponto de partida do nosso agora. A tecnologia, um elemento tão importante nas nossas vidas, começou lá. E continua a dominar o nosso mundo.”

Ben Chaplin, que interpreta o detetive Frank Mundi, relembra Charles Dickens (uma forte inspiração para The Nevers) e Olivia Williams recorda que A Máquina do Tempo, de H. G. Wells, e Frankenste­in, de Mary Shelley, foram escritos no século XIX, neste clima de evolução tecnológic­a.

Faz sentido voltar atrás e pensar que aquele mundo poderia ter tido super-heroínas. Os Nunca podem não ter existido, mas vieram aí para ficar. W

 ??  ?? Rochelle Neil é Annie Carbey e controla o fogo em
The Nevers
Rochelle Neil é Annie Carbey e controla o fogo em The Nevers
 ??  ?? THE NEVERS
• Estreia a 12 de abril HBO
THE NEVERS • Estreia a 12 de abril HBO
 ??  ?? Laura Donnelly, Anne Skelly e James Norton fazem parte do elenco
Laura Donnelly, Anne Skelly e James Norton fazem parte do elenco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal