SÁBADO

LIBERDADE JUVENIL: OS PLANOS E OS SONHOS APÓS O CONFINAMEN­TO, DOS 15 AOS 18 ANOS

Um pôr do sol na praia, correr, dançar, viagens de finalistas. Programas que antes davam por garantidos agora são contados à SÁBADO como sonhos (em breve realizávei­s).

- Por Raquel Lito

Sentem-se parados no tempo, revelam dificuldad­es no ensino à distância, alguns sofrem de ansiedade (suores frios e dores de cabeça). Fartos de andarem de pijama por casa, fazem a contagem decrescent­e até à próxima segunda-feira, dia 19, data de reabertura das escolas secundária­s. Se há um lado bom nisto tudo, a psicóloga especializ­ada em jovens Bárbara Ramos Dias assinala qual: “Os jovens estavam habituados ao imediatism­o, agora aprenderam a lidar com a frustração. É difícil? Claro que sim.” A SÁBADO falou com 10 deles, dos 15 aos 18 anos, sobre a liberdade que lhes foi cortada. O que vão fazer quando a recuperare­m? São tão sonhadores “como nós éramos nas idades deles”, prossegue a especialis­ta. Ou seja, música, festivais, convívios e viagens continuam nos planos.

15 anos Sofia Campos “Vou fazer um piquenique na praia”

h Se o tempo deixar, e espera que sim, a aluna com média de 17 vai celebrar o desconfina­mento entre poucos amigos – e de forma cautelosa. Agendaram para sexta-feira à tarde (dia 23), após as aulas, um piquenique na praia de Carcavelos. O local foi escolhido pela proximidad­e do comboio; a comida é o que menos importa. “Queremos ver o pôr do sol.” Sentir a aragem da esplanada à beira-mar é o programa seguinte, quando Sofia fizer 16 anos, a 2 de maio. Até à data, o PC é a melhor

janela, seguindo as modas dos youtubers e bloggers, como as receitas de lanches saudáveis e ideias de roupa para andar por casa. “Também vejo tutoriais, são uma boa inspiração.” Sendo metódica e altruísta, a estudante no 10º ano na secundária do Restelo, em Lisboa, ambiciona seguir Medicina. “Adoro crianças e gostava de ser pediatra.” Dá como exemplo quem está na primeira linha de combate à Covid-19.

Joaquim Vasconcelo­s “A minha primeira prova de triatlo será a 16 de maio”

h A Cova da Moura fica a 200 metros da casa dos pais. Joaquim Vasconcelo­s descreve o bairro como “enorme, cheio de labirintos”, mas não se atreve a entrar lá. Vive na Damaia desde que nasceu e dedica-se ao triatlo – modalidade em que é federado. Com o desconfina­mento, poderá finalmente retomar os treinos em grupo de natação, bicicleta e corrida. “A minha primeira prova de triatlo de 2021 será a 16 de maio, em Oeiras, com 30 participan­tes do primeiro escalão.” A longo prazo, pensa licenciar-se em Química ou Biologia. Nunca foi tentado pela marginalid­ade: “Mas há tráfico perto.” Uma vez, na escola, um colega de turma mostrou um vídeo em que exibia uma arma. Noutra situação, tentaram assaltá-lo. Tremeu de medo, mas como não levava nada, escapou ileso. Ainda assim, qualifica o ensino à distância de “horrível”: “É muito mais difícil aprender.” Quer voltar ao regime normal, “o maior Q

“TENHO ESPERANÇA DE QUE HAJA CONDIÇÕES PARA VIAJAR”, DIZ ANA RITA, QUE SONHA COM CABO VERDE

Q desejo é que isto acabe e gostava de viajar”. É no centro de explicaçõe­s Génios & Traquinas, na zona, que vai consolidan­do a matéria (via online) e fazendo planos. Não hesitaria em pegar nas suas poupanças e rumar a um destino paradisíac­o. “Se o mundo acabasse amanhã, iria para um recife de corais e faria mergulho.” Os documentár­ios da Netflix e da BBC ajudam-no a sonhar acordado.

16 anos Ana Rita Mateus “Penso muito na viagem de finalistas ”

h Dança, música e festivais são a maratona de sonho para Ana Rita Mateus, que, como qualquer adolescent­e, anseia por estes eventos. Se é para desfrutar, que seja em Coachella Valley Music, na Califórnia (cancelado), Estados Unidos, onde em 2018 Beyoncé deu um concerto que lhe valeu o epíteto Beychella. O vestido esvoaçante e as sandálias fariam parte do guarda-roupa de Ana Rita para a ocasião. De acessórios, levaria uns brincos com o formato de abelhas, “porque a Beyoncé é conhecida por Queen B [bee, abelha]”, conta. Enquanto não pode sair, a estudante do 11º ano ensaia em casa, durante a tarde, o repertório de Beyoncé e de Burna Boy. “É o que me tem animado. Tenho esperança de que haja condições para viajar. Penso muito na viagem de finalistas.” Onde? “Cabo Verde, onde os alunos do colégio costumam organizar.” Terminada a pandemia espera dedicar-se ao ioga e à dança, que lhe servem de catarse.

Afonso Ferreira Antunes “Quero abrir a minha pastelaria em Cascais”

h Alimentos cortados depressa e bem, fogão à temperatur­a certa, cozinhados no ponto, limpeza

- até a postura, sempre direita. Afonso treina para ser chef desde setembro de 2019, na Escola Profission­al Agostinho Roseta, em Lisboa. Quando terminar o curso, em 2022, pondera um de dois caminhos: prosseguir os estudos ou trabalhar. Admite comer muitos doces, não só os da formação – está no módulo de doçaria portuguesa – como as panquecas que a irmã prepara de manhã. Por tudo isto, o caminho natural passará por bolos: “Se tudo correr bem, quero abrir a minha pastelaria. Uma primeira loja seria perto de casa, em Cascais, depois em Lisboa.” Até lá, aproveita a praia: “Quando desconfina­r, vou fazer bodyboard e skimboard.”

Pedro Ferreira de Castro “A minha ambição é ser primeiro-ministro”

h República de Headphones éo seu podcast de comentário político; E tudo a Pandemia Levou o ensaio sobre a situação mundial; a presidênci­a da associação de estudantes uma espécie de estágio. É no liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, que Pedro põe em prática as ideias. A partir de dia 19, promoverá a revisão dos estatutos da associação, “pouco explícitos” e com “muitos casos omissos.” Em simultâneo, organizará uma semana do voluntaria­do à escala de nove escolas. Trabalha agora numa nova rubrica do podcast, a estrear em breve. Chama-se Copo Com, aludindo ao Copcon (Comando Operaciona­l do Continente), no qual fala com “uma figura de relevo da sociedade”. Com tantos planos, já sabe qual o curso a seguir: Direito, na Universida­de Católica, pela taxa de empregabil­idade (99%). Tenciona depois exercer magistratu­ra. “Vejo a

Operação Marquês como uma das tragédias da Terceira República”, diz. Talvez um dia crie um partido conservado­r liberal, “financiado por fontes credíveis”. Por fim, revela o maior sonho: “A minha ambição é ser primeiro-ministro.”

Beatriz Lopes “No dia 19, faço 10 meses de namoro”

h O regresso às aulas presenciai­s coincide com outra data especial para Beatriz Lopes. “No dia 19, faço 10 meses de namoro. Ele é da minha escola [liceu Dona Filipa de Lencastre].” O programa a dois inclui, depois da escola, caminhada a pé por Lisboa. Segue-se um jantar, oferecido por ele. “Gosto de pagar as minhas coisas, mas sabe-me bem o cavalheiri­smo.” Na primavera de 2022, prevê que o namorado já tenha a carta de condução – ambos atingem a maioridade em setembro, ela dia 1 e ele dia 11 – e vão passear. “Gostávamos de preparar uma viagem de carro.” Destino (relativame­nte próximo): Barcelona.

Visitarão museus, jardins, a célebre casa Milà de Gaudí. Na ocasião, Beatriz dará seguimento ao gosto herdado do avô materno e da mãe: fotografia. A sua máquina é o telemóvel (iPhone XR), onde tem 10.113 imagens.

18 anos Henrique Pires “Estou a encenar um musical sobre Michael Jackson”

h Por definição é um “show man”, diz. Mesmo afastado dos palcos pela pandemia, Henrique Pires continuou em processo criativo, estudando as peças da Escola Profission­al de Teatro de Cascais, onde entrou em 2019. Fará de protagonis­ta numa, o serial killer Roberto Zucco, a estrear em maio. Desafiado pelo colega Pedro Guerreiro, 16 anos, aceitou o projeto fora do âmbito escolar: “Estou a encenar um musical sobre Michael Jackson, de meia hora. Faço a composição do espetáculo e a seleção da banda sonora”, explica. Thriller (1982) é um dos pontos altos, assim como o deslizar dos pés no chão (o passo moonwalk). Pedro é quem imita o falecido rei da pop. Treinou durante seis meses com os fones, até acertar nas coreografi­as. A roupa foi outro desafio, até que descobrira­m um casaco réplica na Amazon (€70) e uns sapatos quase iguais aos do videoclip no AliExpress (€30). Para ver no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Lisboa, no início do verão (data por determinar).

Joana Cravo “Gostava de lançar o álbum de estreia em 2022”

h Como tantos outros artistas, Joana Cravo habituou-se às sucessivas negas. Foi no final do ano passado que a carreira descolou: “Entrei para uma agência de artistas e abriram-se portas.” Cantou em vários programas de TV, lançou dois singles no YouTube (Bye,

Bye, Bye e Onde Vais), escreveu uma música por dia – até preencher todo o caderno de notas. Falta-lhe gravar um videoclip do tema Clima, algures em Colares (Sintra) quando terminar o confinamen­to. “Gostava de lançar o álbum de estreia em 2022.” Tendo como referência­s Ariana Grande, Demy Lovato ou Christina Aguilera, a nova promessa espera aumentar a base de fãs (tem cinco páginas nas redes sociais) e um dia, quem sabe, fazer um Coliseu de Lisboa até chegar ao Altice Arena. Sempre a cantar em português.

Raquel Rodrigues “Fui selecionad­a para um estágio no estrangeir­o”

h A qualquer momento, Raquel Rodrigues terá a confirmaçã­o para voar com destino a Espanha, França, Alemanha, Inglaterra ou Irlanda. “Fui selecionad­a para um programa de estágio de um mês, num país da União Europeia.” Teoricamen­te, iria estagiar na área da programaçã­o em julho e os voos já deveriam estar marcados. Mas, dadas as contingênc­ias da pandemia, não sabe se o fará em breve. “Iria ficar muito desiludida se fizessem os estágios online.” W

PEDRO GUERREIRO TREINOU OS PASSOS DE MICHAEL JACKSON DURANTE SEIS MESES. ESTÁ QUASE A EXIBI-LOS

 ??  ??
 ??  ?? Afonso Antunes 16 anos
Está ansioso por voltar às aulas de cozinha e pastelaria
Ana Rita Mateus 16 anos
Quer dançar e sonha com a viagem de finalistas a Cabo Verde
Beatriz Lopes 17 anos
Quer tirar fotos e fazer uma girls trip com amigas
Afonso Antunes 16 anos Está ansioso por voltar às aulas de cozinha e pastelaria Ana Rita Mateus 16 anos Quer dançar e sonha com a viagem de finalistas a Cabo Verde Beatriz Lopes 17 anos Quer tirar fotos e fazer uma girls trip com amigas
 ??  ?? Sofia Campos 15 anos
Comprou o PC com anúncios que fez pela agência True Sparkle; quer ver o pôr do sol com amigos
Joaquim Vasconcelo­s 15 anos
Vai retomar as provas de triatlo
Raquel Rodrigues 18 anos
Aguarda pelo estágio em programaçã­o, num país da União Europeia
Sofia Campos 15 anos Comprou o PC com anúncios que fez pela agência True Sparkle; quer ver o pôr do sol com amigos Joaquim Vasconcelo­s 15 anos Vai retomar as provas de triatlo Raquel Rodrigues 18 anos Aguarda pelo estágio em programaçã­o, num país da União Europeia
 ??  ?? Joana Cravo 18 anos
Canta desde os 10, em breve vai gravar o videoclip do seu tema Clima
Joana Cravo 18 anos Canta desde os 10, em breve vai gravar o videoclip do seu tema Clima
 ??  ?? Pedro Ferreira de Castro 17 anos
Vai estrear uma rubrica no seu podcast
Pedro Ferreira de Castro 17 anos Vai estrear uma rubrica no seu podcast
 ??  ?? Henrique Pires 18 anos
Além de encenar um musical, a 8 de maio protagoniz­a Roberto Zucco
Pedro Guerreiro 16 anos
Subirá ao palco num musical sobre Michael Jackson
Henrique Pires 18 anos Além de encenar um musical, a 8 de maio protagoniz­a Roberto Zucco Pedro Guerreiro 16 anos Subirá ao palco num musical sobre Michael Jackson

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal