SÁBADO

A KIA NÃO SABE GUARDAR SEGREDOS

O SUV Compacto do Ano 2020 tem agora uma versão híbrida plug-in com 59 km de autonomia elétrica e 141 cv de potência. Custa €33.250, o que faz dele o PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) mais barato do mercado.

- Por Markus Almeida

PODE ESQUECER o “xis-ceed” porque é à inglesa que se pronuncia, ou seja, é “exceed”, do verbo exceder-se. E está certo, porque o Kia XCeed PHEV é de facto um carro hábil em exceder-se, bem como em exceder expectativ­as.

Na gestão delas, convém ter presente que a versão 1.4 T-GDi Tech do XCeed foi votado o SUV Compacto do Ano em 2020. Após alguns quilómetro­s ao volante, alguém que desconheça ou não se recorde desse detalhe poderá cair em dois erros. O primeiro é pensar que descobriu o segredo mais bem guardado da indústria automóvel: que a Kia criou um carro que é uma maravilha de se conduzir, um híbrido económico com autonomia elétrica para 59 quilómetro­s, potência combinada de 141 cavalos, motor a gasolina de 1.6 litros, extremamen­te confortáve­l, vistoso, mais barato do que a concorrênc­ia, enfim, um segredo partilhado apenas por quem comprou um.

O segundo é procurar resolver o mistério desse segredo sem primeiro confirmar a premissa. Isto é, será verdade que ninguém anda de Kia em Portugal? Vamos aos números. De acordo com a Associação Comércio Automóvel Portugal (ACAP), a Kia ocupa o 14º lugar entre as marcas mais vendidas em Portugal. Para colocar em perspetiva, em janeiro e fevereiro vendeu mais ligeiros de passageiro­s do que a Dacia, a Audi, a Mini, a Skoda, Honda, Mazda ou Lexus, e imediatame­nte acima na lista de marcas mais vendidas – encabeçada pela Peugeot – aparecem a Volvo, Ford e Nissan. É, portanto, um segredo partilhado por muitos.

Quanto ao XCeed, a marca prefere dizer que é um CUV – um Crossover Utility Vehicle – em vez de um SUV. Seja qual for a sigla, a verdade é que tem a posição de condução elevada habitual dos SUV crossover, a arquitetur­a mais desportiva típica de um coupé e uma suspensão com batentes hidráulica­s que pede para não abrandar perante piso irregular ou lombas.

Conduz-se como um elétrico, mas sem a ansiedade que vem acoplada a esse tipo de veículos. A bateria permite até 59 km de autonomia. Tendo carga, dá para fazer todo o tipo de condução em modo elétrico. Em autoestrad­a, só depois dos 120 km/h é que o motor a gasolina entrou em ação. Cada travagem ou levantar o pé do acelerador regenera a bateria.

Dependendo do percurso, foi possível “carregar” até aos 34% de capacidade sem ligar o XCeed à tomada. Isto, só por si,

O Kia XCeed PHEV conduz-se como um elétrico, mas sem a ansiedade que vem acoplada a esse tipo de veículos

é um pequeno alívio para quem fica nervoso com a ideia de não encontrar um posto de carregamen­to e acabar apeado.

O alívio maior vem quando nos lembramos — porque o XCeed tem o condão de nos fazer esquecer — de que ainda sobra um motor a gasolina para desfrutar. De facto, em percursos pequenos, no dia a dia, foi possível fazer médias abaixo de 3 l aos 100 km – e nalguns percursos a rondar o 1,4 l.

Não sendo a performanc­e desportiva o seu ponto forte, com velocidade máxima de 188 km/h e modestos 11 segundos para ir dos 0 aos 100, o motor a gasolina de 1.600 cilindrada revelou-se bastante simpático e nervosinho. Sobretudo depois de se acionar o modo Sport, que ativa os 141 cv de potência combinada, vindo de um dos três modos de condução elétrica à escolha: um que permite usar a carga atual da bateria para uma condução 100% elétrica (modo EV); o modo híbrido que tira partido de ambos os motores para aumentar a autonomia e manter um consumo médio baixo (HEV); e o Automático, que faz uma

Não sendo a performanc­e desportiva o seu ponto forte, o motor a gasolina de 1.6 revelou-se simpático e nervosinho

gestão automática de ambos os motores, favorecend­o a economia.

O interior, pautado por dois painéis digitais de 10 e 12 polegadas, é espaçoso para os ocupantes mas não para as malas, que a bagageira teve de encolher por causa da bateria de 8,9 KWh que alimenta o motor elétrico. Assim, de 426 litros da versão térmica passamos para os 291 na PHEV.

É um pequeno preço a pagar para conduzir um dos segredos pior guardados do País, por um preço já de si pequeno: lembrete que, a partir de €33.250, o Kia XCeed PHEV é o SUV híbrido plug-in mais barato do mercado.

 ??  ??
 ??  ?? O Kia XCeed PHEV faz dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos. A velocidade máxima é de 188 km/h
O Kia XCeed PHEV faz dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos. A velocidade máxima é de 188 km/h
 ??  ?? O painel de instrument­os digital com ecrã tátil marca o interior
Por ser um híbrido com motor elétrico e a gasolina, o XCeed PHEV consegue consumos até 1,4 l aos 100
O painel de instrument­os digital com ecrã tátil marca o interior Por ser um híbrido com motor elétrico e a gasolina, o XCeed PHEV consegue consumos até 1,4 l aos 100
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal