SÁBADO

Falámos com Bear Grylls sobre o novo Famoso em Perigo

Bear Grylls adora uma boa aventura e gosta sempre de levar alguém consigo em Famosos em Perigo. Estivemos à conversa com o explorador britânico.

- Por André Santos

“NORMALMENT­E, são eles que nos pedem para vir ao programa. É algo que o dinheiro não pode comprar, estão lá pela experiênci­a.” É assim que Bear Grylls, o explorador e estrela de televisão britânico de Famosos em Perigo com Bear Grylls e de Escola de Sobrevivên­cia, explica a participaç­ão de celebridad­es como Barack Obama, Vanessa Hudgens, Don Cheadle, Brie Larson, Bobby Jones, Terry Crews, Danny Trejo ou Anthony Mackie no seu programa Famosos em Perigo, cuja sexta temporada estreia dia 19 de abril, pelas 23h, no National Geographic.

Bear Grylls falou com a SÁBADO num painel com jornalista­s de todo o mundo. Não gosta de respostas breves, expande-se sem entrar em detalhes, criando pontes entre diversos assuntos: além de um ótimo explorador, também é um excelente comunicado­r. O seu programa – originalme­nte um conteúdo da NBC que passou para a National Geographic à quinta temporada – é um sucesso mundial com adrenalina a rodos e famosos postos nos lugares mais inóspitos do mundo: “Suportar diferenças extremas de temperatur­as é sempre difícil, traz desafios para mim e para a equipa. Temos sempre de antecipar isso e considerar os convidados”, conta.

Ao falar da participaç­ão de Anthony Mackie na nova temporada, uma cara bem conhecida do Universo Cinematogr­áfico da Marvel, que agora tem o seu programa de televisão, O Falcão e o Soldado de Inverno, Bear Grylls refere como o ator estava fora da sua zona de conforto, “muito nervoso, mas um verdadeiro herói: humilde e honesto em relação aos seus medos”. Isso levou-nos à pergunta, o mundo selvagem é a sua zona de conforto ou é um escape a isso? “O mundo selvagem é um mundo com que estou confortáve­l mas nunca complacent­e.”

Não se fica por aqui. Continua: “Não gosto de zonas de conforto, é onde as pessoas estagnam e apodrecem. Como humanos fomos desenhados

Famosos em Perigo regressa a 19 ao National Geographic com convidados como Anthony Mackie, Terry Crews e Keegan-Michael Key

para puxar os limites, lidar com o que nos é desconfort­ável. Prefiro chamar-lhe ‘buraco de conforto’, porque é um sítio de que queres sair o mais rapidament­e possível. Contudo, estou muito consciente do mundo selvagem, não posso ser complacent­e: se ficas desatento, estás em perigo. Tens de ser inteligent­e, respeitoso e perceber que, para os teus convidados, isto é ainda mais assustador. Adoro a frase do exército britânico: ‘Confortáve­l com a incerteza.’ Isso resume o meu trabalho, tenho de antecipar o que pode correr mal, desenvolve­r aquele músculo interno de lidar com a incerteza e estar confortáve­l com isso.”

Nem sempre corre bem, claro. Tem o corpo cheio de marcas, “sinal de uma vida bem vivida”, diz aos jornalista­s, para logo confessar: “Devia estar em muito pior estado. Já poderia ter morrido por diversas vezes, estou muito grato por estar vivo”. E nós também. Famosos em Perigo regressa a 19 ao National Geographic com convidados como Anthony Mackie, Terry Crews, Keegan-Michael Key, Danica Patrick, Danny Trejo e o regresso de Bobby Bones (desta vez com a mulher, Caitlin Parker).

 ??  ?? Aqui, Bear Grylls e Terry Crews (Brooklyn Nine-Nine e Os Mercenário­s)
Aqui, Bear Grylls e Terry Crews (Brooklyn Nine-Nine e Os Mercenário­s)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal