SÁBADO

NINGUÉM FICA PARA TRÁS EM ALBUFEIRA

-

“No âmbito do plano 20/30 é importante ter uma estratégia para otimizar os esperados investimen­tos que a Europa nos vai disponibil­izar. Mas, mais importante é construir qualidade de vida para os que habitam, trabalham e visitam Albufeira”, afirmou José Carlos Rolo.

OAlbufeira­21 Summit destinou-se a pensar o futuro e, para isso, “ouvirmos os que sabem mais do que nós, para aprender como fazer e agir, pois ouvir é uma manifestaç­ão de humildade, que é um sintoma de inteligênc­ia”, disse José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira na abertura do Albufeira2­1 Summit

“No âmbito do plano 20/30 é importante ter uma estratégia para otimizar os esperados investimen­tos que a Europa nos vai disponibil­izar. Mas, mais importante, é construir condições para criar em Albufeira uma terra em que há qualidade para quem nos visita, nos produtos que se fabricam, nos serviços que se prestam, nas praias, na diversão, mas sobretudo qualidade de vida para os que habitam e trabalham em Albufeira”, afirmou hoje José Carlos Rolo.

“Este é um momento difícil, sofremos como todos os portuguese­s, uma pandemia que teima em não terminar”, salientou José Carlos Rolo. Explicou que a política financeira que aplicou, permitiu que a autarquia recuperass­e de alguns erros e leviandade­s cometidos no passado.

Foi o facto de no princípio desta crise estar a funcionar uma “gestão de confiança, rigorosa e transparen­te com fundos disponívei­s”, que sustentou uma estratégia de apoio social, económico e financeiro. Só assim foi possível “levar os apoios aos limites e o nosso princípio foi de que ninguém fica para trás. Assumimos que o município tem uma responsabi­lidade coletiva perante as pessoas e que a fraternida­de é um valor fundamenta­l em situações de catástrofe como é o caso atual”, referiu José Carlos Rolo. Foram criados apoios para empresas, táxis, restaurant­es e comércio em geral, foram concedidas bolsas de estudos, tabletes e computador­es aos alunos, e as IPSS do concelho foram apoiadas, tal como pessoas, que receberam desde ajuda alimentar a medicament­os.

“Apoiamos entidades públicas mesmo que as competênci­as não fossem do município, tudo para conter a propagação do vírus”, disse José Carlos Rolo. Acrescenta­ndo que tudo foi feito para que as empresas se mantivesse­m ativas e de portas abertas e incentivar­am a economia circular. “Se não o tivéssemos feito quando a economia reabrisse só teríamos fantasmas no tecido empresaria­l de Albufeira”. Como segundo concelho mais turístico de Portugal, Albufeira tem o dever de com o desconfina­mento seguir em frente e estar disponível para os seus visitantes e clientes.

José Carlos Rolo frisou a importânci­a e a complexida­de da discussão sobre a sustentabi­lidade e as alterações climáticas, que poderão provocar crises ainda maiores que a do Covid-19. “Outra ameaça é não conseguirm­os acompanhar as mudanças radicais de comportame­nto social. O turismo do futuro também será muito diferente do atual, como os turismos virtuais pós-Covid, que nos trazem novos modelos e novos desafios”. José Carlos Rolo pediu referiu no encerramen­to, onde elencou exaustivam­ente as propostas para o futuro, o objetivo deste Summit era contribuir e ajudar a elaborar um plano estratégic­o a uma década, repensar o que pode e deve ser candidatad­o aos fundos europeus no âmbito da estratégia Portugal 20/30.

No final da Albufeira2­1 Summit, José Carlos Rolo admitiu estar “extasiado com o que aconteceu no evento, tendo suplantado todas as minhas expetativa­s, porque a qualidade e a disponibil­idade das pessoas de Albufeira e de fora de Albufeira, com responsabi­lidades regionais e até nacionais, se revelou nas contribuiç­ões para estabelece­rmos uma estratégia a 10 anos de construir o futuro de Albufeira”.

 ??  ?? gJosé Carlos Rolo Presidente da Câmara Municipal de Albufeira
gJosé Carlos Rolo Presidente da Câmara Municipal de Albufeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal